SPOILERS de "Rewind 1921", episódio de Lovecraft Country

Lovecraft Country revisitou no domingo (11) outro momento sinistro na história norte-americana: o Massacre de Tulsa. Se o nome parece familiar, não é por acaso: Watchmen, outra série da HBO, já havia citado o período histórico. A diferença é que Lovecraft Country revisitou literalmente, ao enviar alguns personagens principais ao dia em que tudo aconteceu.

Primeiro, o contexto histórico

Se você não conhece ou não lembra do caso, a gente explica. O Massacre de Tulsa aconteceu em 1 de junho de 1921 no Oklahoma, quando multidões de moradores brancos colocaram fogo em lojas e atiraram em pessoas no distrito de Greenwood. Cerca de 16 horas de terror e violência destruíram a região completamente, e mataram centenas de negros.

Agora sim, vamos falar da série

A família tenta salvar Dee (Jada Harris) depois que a polícia a amaldiçoou no episódio anterior. Eles descobrem que a única maneira de fazer isso é recuperando o Livro dos Nomes, perdido dia do massacre. Hippolyta (Aunjanue Ellis) volta de sua viagem no tempo, e revela ser capaz de consertar o Planetário de Hiram, e usá-lo para enviar Atticus (Jonathan Majors), Leti (Jurnee Smollett) e Montrose (Michael K. Williams) de volta a 1921.

Ainda não está sendo fácil

Lovecrafr Country revela que Montrose, seu irmão George e Dora (mãe de Atticus) eram crianças no dia do massacre, e que a família de Dora foi assassinada em um incêndio. Montrose luta para voltar ao dia mais sombrio de sua vida, vendo seu próprio pai espancá-lo e, mais tarde, revivendo a morte do amigo de infância.

Na verdade, o dia coloca em movimento a vida trágica de Montrose. Seu eu mais jovem rompe com o outro garoto na tentativa de esconder sua sexualidade.

Momentos depois, eles são atacados pelos desordeiros e o outro garoto é assassinado. George e Dora aparecem para ajudar Montrose, mas logo estão em menor número. Enquanto Montrose e Tic adultos assistem das sombras, Montrose espera que um homem misterioso com um bastão apareça e salve suas versões mais jovens. É quando Tic pega um bastão e os salva ele mesmo, provando que esse momento sempre foi destinado a acontecer.

Enquanto isso

Leti se encontra na casa da família de Dora, enquanto eles afastam os assassinos do lado de fora. Ela é confrontada pela avó de Dora, que acaba entregando o livro a Leti quando ela percebe quem ela é. Ela aceita que deve morrer para que Atticus e o bebê ainda não nascido de Leti vivam. Leti, que atualmente não pode ser ferida, observa enquanto a tataravó de seu bebê queima viva.

Com o Livro dos Nomes em mãos, todos voltam ao seu tempo. Existe um porém: Hippolyta está em mau estado por manter o portal aberto tanto tempo. E existe outro porém Christina (Abbey Lee) se ofereceu para ajudar Dee em troca de Tic vir disposto com ela no equinócio de outono.

E... Temos mais um porém! Aguenta coração: no próximo domingo veremos o que será de todos, pois vai ao ar o episódio final da primeira temporada.

Via CB