SPOILERS de "Ji-a-Bobo", episódio de Lovecraft Country

Lovecraft Country teve um domingo (4) memorável. A cena de abertura mostrou uma multidão de pessoas bem vestidas, esperando para entrar num funeral durante o dia mais quente do ano. Atticus (Jonathan Majors), Leti (Jurnee Smollett), Ruby (Wunmi Mosaku) e Dee (Jada Harris) aparecem na multidão, com Dee bastante emotiva.

Logo é revelado o motivo da comoção: a multidão está esperando para se despedir de Emmett Till. Em Lovecraft Country, Dee e Till eram amigos. Na vida real, Till foi brutalmente assassinado aos 14 anos em 1955.


Uma história real, e dolorida

Till era de Chicago, mas estava visitando a família no Mississippi quando foi acusado de assobiar para uma mulher branca. Os membros da família da mulher sequestraram Till e o espancaram antes de atirar nele, e deixar o corpo no rio Tallahatchie. 

Tal como na série da HBO, milhares de pessoas se uniram nas ruas de Chicago para ver o corpo de Emmett Till, e mais tarde comparecer ao seu funeral. A mãe de Till decidiu por um caixão aberto, para que as pessoas vissem o quanto o garoto foi ferido.


Quando ficção e realidade se misturam

Durante o episódio, Ruby volta para casa para Christina/William (Abbey Lee/Jordan Patrick Smith), e depois de dormir com William, confronta Christina por não se importar com a morte de Till. Em uma cena emocionante, Ruby grita para que ela tenha algum sentimento sobre o menino assassinado, e expressa a exaustão de ver negros morrerem sem sentido repetidas vezes.

Foi um momento doloroso que reflete tragicamente o estado do mundo atual. Embora obviamente não era sabido no momento das filmagens, o veredicto no caso Breonna Taylor foi dado exatamente 65 anos após os assassinos de Till terem sido absolvidos.


Aguenta coração

Durante sua busca pela imortalidade, Christina aparece mais tarde pagando homens para matá-la brutalmente da mesma forma que Till morreu. Ela sobreviveu ao encontro, o que significa que no caminho para atingir seu objetivo. Christina admitiu que não se importava com Till, mas teria sido a sua escolha de morte relacionada aos apelos de Ruby? 

O episódio também acompanha Dee depois que ela deixa a multidão do funeral, arrasada com a perda do amigo. Ela encontra policiais que procuram Hippolyta (Aunjanue Ellis), e colocam uma maldição nela.

Pelo restante do episódio, Dee é seguida por crianças parecidas com demônios. Ela prepara uma armadilha para eles no final, mas seu tio Montrose (Michael K. Williams) a encontra lutando no ar, pois só ela pode vê-los. Enquanto ele tenta acalmá-la, os demônios começam a despedaçá-la. O episódio termina sem revelar o seu destino.

Lovecraft Country vai ao ar aos domingos às 23h na HBO.

Via CB