Dias após indicar que viria novidade, Paul McCartney anunciou nesta quarta-feira (21) McCartney III, novo álbum que chega no dia 11 de dezembro via Capitol Records. O registro é uma sequência em dose dupla, sendo sucessor do mais recente álbum, Egypt Station de 2018, e McCartney II, estreia solo do cantor em 1970.

McCartney III foi gravado no início do ano em Sussex, Inglaterra, e Paul toca todos os instrumentos de todas as músicas que ele mesmo compôs. O processo começou com os vocais, guitarra e piano, indo para o baixo e então a bateria. Depois ele foi retomado em "When Winter Comes", faixa não-lançada dos anos 90 coproduzida por George Martin. Ele criou uma nova seção para a música, e assim nasceu a abertura "Long Tailed Winter Bird".

“Eu estava vivendo a quarentena em minha fazenda com a minha família, e ia para o meu estúdio todos os dias”, disse McCartney em nota. “Tive que trabalhar um pouco em algumas músicas de filme e isso resultou na faixa de abertura. E então, quando estava pronta, pensei: ‘O que vou fazer a seguir?’ Eu tinha algumas coisas em que trabalhei ao longo dos anos, mas às vezes o tempo se esgotava e ficava pela metade. Então comecei a pensar sobre o que eu tinha.”

“A cada dia, eu começava a gravar com o instrumento em que escrevi a música e, gradualmente, colocava tudo em camadas; foi muito divertido ”, acrescentou. “Tratava-se de fazer música para você mesmo, ao invés de fazer música que precisa dar certo. Então, eu só fiz coisas que imaginei fazer. Eu não tinha ideia de que isso iria acabar como um álbum.”

As fotos de McCartney e McCartney II foram feitas pela falecida esposa de Paul McCartney, Linda. Já as fotos de McCartney III foram feitas por sua filha Mary, e o sobrinho Sonny. O álbum ainda inclui fotos direto do celular do Beatle.

O 18º álbum solo virá ainda em vários formatos, dois deles bem interessantes. A Third Man Records irá lançar um vinil vermelho padrão de 180 gramas, limitado a 3.000 cópias numeradas à mão. O outro será a "edição 333" limitado a 333 cópias, prensada em vinil amarelo com bolinhas feito de 33 cópias de vinil reciclado de McCartney e McCartney II.

Gente chique é outra coisa, né? Confira a capa de McCartney III a seguir: