Em 2008 o mundo foi um lugar estranho pois ao mesmo tempo que no Japão nascia a Aldious, o mundo também viu nascer, após 12 anos esperando (os trabalhos começaram em 1996), o Gun's N Roses lançar o tão aguardo novo álbum: "Chinese Democracy".

Senta que lá vem história

Em Setembro de 1991 o Guns N' Roses lançava o melhor álbum duplo da história com "Use Your Illusions I e II" que rendeu mais de 11 milhões de cópias vendidas. Durante a turnê do álbum Izzy Strandlin saiu da banda devido diversos conflitos internos e no seu lugar entrou Gilby Clarke, tanto que Gilby é quem aparece no DVD da turnê pelo Japão.

Em 1994 a banda lança um álbum de covers de punk e glam rock "The Spaghetti Incident?" e com o tempo novos conflitos na banda vieram a tona para justificar a ausência de matériais inéditos. Gilby rodou e entrou o amigo de infância de Axl Roses e colaborador no Hollywood Rose, Paul Tobias. Isso gerou novas brigas que levaram a saída de Slash em 1996 e em 1997 Duff McKagan saiu da banda por ter se tornado pai e pelo fato da banda ter ficado três anos em estúdio sem produzir nada. No mesmo ano o baterista Matt Sorum foi mandado embora.

Axl e amigos

Sem os membros fundadores e outras figuras conhecidas, o novo Guns N' Roses se tornou um "Axl e amigos" ou "Axl e seus capangas" para a produção do prometido álbum novo. Em 1999 tivemos uma notícia, bem, o álbum tinha nome e a escolha se deu, entre alguns motivos, por axl Roses gostar da sonoridade de "Chinese Democracy".

Ao mesmo tempo Axl jurava que o Guns tinha material suficiente para dois álbuns, e seu famoso amigo Sebastian Bach (ex Skid Row) dizia que pelos relatos de Axl, poderíamos era ver três álbuns inéditos. Stonks? Só para as piadinhas com o passar dos anos...

O "novo Guns N' Roses"

Ironicamente, ou não, em 2002 o mundo viu uma nova banda de hard rock nascer e ela era mais Guns N' Roses que a própria banda original ao reunir Matt Sorum (bateria), Duff McKagan (baixo) e Slash (guitarra) completando com Dave Kushner na outra guitarra e Scott Weiland nos vocais após o fim do "Stone Temple Pilots". Nascia o Velvet Revolver.

A banda durou de 2002 à 2008 com Scott Weiland até sua demissão por conflitos internos e a volta do Stone Temple Pilots. A banda tentou diversos vocalistas para voltar a atividade, e sem sucesso, a banda tem suas atividades interrompidas de vez em 2012 e sabe-se lá se no futuro ainda poderemos ver o retorno deles.

A democracia chinesa

Quase retorno em 2017

Voltando ao Guns N' Roses de Axl, o tempo passou e o material o suficiente pare dois álbuns, aos trancos e barrancos, se tornou o "Chinese Democracy" em 2008. Por tudo que se gerava de hype a chegada do álbum foi... bem... deveria ter sido melhor, sabe?

Definitivamente o "Chinease Democracy" não é uma tragédia, muito menos uma referência no gênero, mas para o nome Guns N' Roses e tudo que se prometia, o álbum acaba sendo mediano com algumas canções de destaques como a faixa título, "If The World" e "This I Love" por serem em uma pegada mais diferente do resto do álbum.


Letra

It don't really matter
Gonna find out for yourself
No, it don't really matter
I'm gonna leave these thing to
Somebody else

If they were missionaries
Real time visionaries
Sittin' in a Chinese stew
To view my disinfatuation

I know that I'm a classic case
Watch my disenchanted face
Blame it on the Falun Gong
They've seen the end
And you can't hold on now

Cause it would take a lot more hate than you
To end the fascination
Even with your iron fist
More than you got to rule the nation
When I all I've got is precious time

It don't really matter
I guess I'll keep it to myself
Said, it don't really matter
It's time I look around
For somebody else
Cause it would take a lot more time than you
Have got for masturbation
Even with your iron fist
More than you got to rule the nation
When all we got is precious time
More than you've got to fool the nation
When all I've got is precious time

It don't really matter
I guess you'll find out for yourself
No, it don't really matter
So you can hear it now
From somebody else

You think you got it all locked up inside
And if you beat them enough, they'll die
It's like a walk in the park from a cell
And now you're keeping your own kind in hell
When your Great Wall rocks, blame yourself
While their arms reach up for your help
And you're out of time