Anneke Van Giersbergen anunciou nesta segunda-feira (16) seu novo álbum solo. The Darkest Skies Are The Brightest será lançado no dia 21 de fevereiro via InsideOut Music. O título se refere a ideia de que, quando encarando desafios pessoais, somos forçados a achar respostas para as maiores questões da vida. Com quase 30 anos de carreira, o álbum solo - e o coração partido que inspirou ele - era algo que a cantora não esperava escrever.

Em 2018, Anneke começou a trabalhar em músicas da sua nova banda de metal, o VUUR. Embora o álbum de estreia In This Moment We Are Free - Cities, tenha tido recepção divida, os fãs estavam se aquecendo com o som pesado e progressivo. Uma sequência rapidamente estabeleceria o retorno de Anneke à liderança de uma banda de metal, mas nos bastidores vieram tempos difíceis.

"Minha confiança no VUUR me fez gastar todas as minhas economias gravando o álbum de estréia, e levando a banda para a estrada", Anneke conta. "Depois de completar nosso primeiro ciclo de turnê, percebi que mais VUUR significaria ainda mais riscos financeiros enormes."

Piorando a situação ainda mais, em 2018 seu casamento de longa data viu o começo de uma crise.

"Eu soube imediatamente que precisava escrever músicas sobre como consertar a minha vida", ela acrescenta. "Esse esforço criativo seria muito pessoal para um álbum do VUUR, e também exigiria solidão."

Com apenas um violão e equipamento de gravação básico, Anneke se isolou em uma pequena casa perto da floresta, nos arredores da sua cidade natal, Eindhoven. A cantora deixou de lado todas as pressões sobre o futuro do VUUR, e começou a escrever o álbum solo. O trabalho continuou em 2019, e em 2020, Anneke pediu ao amigo e produtor Gijs Coolen para ajudar a finalizar o álbum.

A arte japonesa kintsugi inspirou Anneke a usar um coração reparado como sínbolo do álbum. Trata-se de uma arte milenar que, ensina a reparar um objeto quebrado usando um metal precioso. E ao invés de desistir do casamento, Anneke e o marido decidiram usar o tempo para consertar o vínculo. Agora, eles apreciam a crise resolvida como algo profundamente valioso.

The Darkest Skies Are The Brightest será lançado em formato digital, CD digipack, e no combo de vinil gatefold + CD. Confira, a seguir, a tracklist e a capa do álbum:

01. Agape
02. Hurricane
03. My Promise
04. I Saw A Car
05. The Soul Knows
06. The End
07. Keep It Simple
08. Lo And Behold
09. Losing You
10. Survive
11. Love You Like I Love You