A partir do dia 11 de novembro (quarta-feira), dia em que Angola celebra o 45º aniversário de sua independência, o Cine África se une à produtora audiovisual angolana Geração 80 para exibir gratuitamente os documentários do projeto Esta é a Nossa Memória. Os cinco filmes fazem parte de uma iniciativa da Associação Tchiweka de Documentação chamada "Angola - Nos Trilhos da Independência", que estimulou a produção de memórias sobre este marco histórico do país.

As exibições no Brasil contam com o apoio da Mostra de Cinemas Africanos e do Sesc São Paulo e ficam disponíveis até o dia 2 de dezembro de 2020 (quarta) em sescsp.org.br/cineafrica.

O projeto "Angola - Nos Trilhos da Independência" foi a base essencial de onde saíram o longa "Independência" (2015), o média "Angola - Nos Trilhos da Independência" (2012) e os curtas "Mulheres de Armas" (2012) e "A Persistente Fragilidade da Memória" (2015) e "São Nicolau - Eles Não Esqueceram" (2012).

Lançado em 2015, o longa "Independência" foi um dos projetos da Geração 80 com maior tempo de produção: seis anos. Filme especial pela importância do tema na construção intelectual da atual geração de angolanos, especialmente pela falta de conhecimento desta época da sua história. Foi vencedor do Prémio Nacional Cultura e Artes de 2016 (Angola) e exibido no African Film Festival (EUA), Durban International Film Festival (África do Sul) e Luxor Film Festival (Egito). 

Esta é a Nossa Memória é uma iniciativa da Geração 80 para assinalar os 45 anos de Independência de Angola, olhando para o projeto "Angola - Nos Trilhos da Independência" do ponto de vista das pessoas que fizeram parte da equipe de produção num contexto atual, cinco anos depois do fim de uma de suas etapas.


Serviço

Esta é a Nossa Memória: 45 anos da independência de Angola
Ciclo de documentários angolanos | Gratuito
De 11/11/20 (qua) a 02/12/20 (qua) | em sescsp.org.br/cineafrica

Títulos: "Independência" (2015), "Angola - Nos Trilhos da Independência" (2012), "Mulheres de Armas" (2012) e "A Persistente Fragilidade da Memória" (2015) e "São Nicolau - Eles Não Esqueceram" (2012).