A sexta-feira (6) está histórica, pois pela primeira vez em 15 anos o System of a Down lançou novas músicas. "Protect the Land" e "Genocidal Humanoidz" foram divulgadas para arrecadar fundos e conscientizar sobre o conflito entre Azerbaijão e Armênia, país natal dos músicos. "Protect the Land" também ganhou vídeo no YouTube.

Em nota publicada junto com as novas músicas, o SOAD relata o conflito que acontece em Nagorno-Karabakh. A região possui uma grande população de etnia armênia, a qual os armênios chamam de Artsakh. Os países disputaram a área num conflito que terminou em cessar fogo em 1994, e desde então Nagorno-Karabakh é governado principalmente pela Armênia, embora seja reconhecida como parte do Azerbaijão internacionalmente.

A guerra estourou novamente em setembro deste ano, após os ataques do Azerbaijão com apoio da Turquia. No texto, a banda afirma que os regimes de Aliyev e Erdogan no Azerbaijão e na Turquia estão “cometendo atos genocidas impunemente” na região, em um momento onde a pandemia de Covid-19, as eleições e a agitação civil distraem o resto do mundo.

Os fundos arrecadados com o download das músicas serão usados para dar ajuda e suprimentos básicos aos afetados pela guerra em curso. Os royalties da banda serão doados ao Armenia Fund, organização com sede nos EUA que fornece suprimentos para a sobrevivência dos necessitados em Artsakh e na Armênia.

Confira as músicas:



Via NME