Na última segunda-feira (7) o pro player de Smash Melee Ludwig Ahgren lançou um álbum natalino livre de direitos autorais. Com seis faixas e quase 20 minutos de duração, A Very Mogul Christmas foi produzido por Ahgren em parceria com os streamers da Twitch ExExGirlfriend e QTCinderella. Com a novidade, qualquer streamer da plataforma poderá tocar as músicas sem temer o fantasma do DMCA.

Em outubro a Twitch enviou várias notificações de DMCA aos streamers, antes de apagar VODs e clipes que continham música com direitos autorais. Praticamente todo grande streamer que falou sobre o assunto, foi bem crítico a respeito. A Twitch também não escapou da culpa. Muitos streamers não foram informados sobre o conteúdo exato que infringiu as regras, com alguns casos até levando a suspensões temporárias.

Mesmo a plataforma falou sobre a controvérsia e os problemas das músicas com direitos autorais em seu blog oficial. Uma tentativa de contornar o problema veio com o lançamento do Soundtrack by Twitch, ferramenta com uma biblioteca de músicas curadas em parceria com gravadoras feito a Nuclear Blast, icônico selo de heavy metal. Apesar disso, o problema do DMCA segue longe de uma solução real e efetiva.

Confira, a seguir, a tracklist e solte o play em A Very Mogul Christmas:

1. The Christmas Song
2. Baby, It’s Cold Outside ft. QTCinderella
3. The Most Wonderful Time of the Year
4. Last Christmas
5. Little Saint Nick
6. All I Want For Christmas Is You