Para alguns o dia primeiro de Janeiro é o dia do recomeçou ou de fingir que melhoras na vida fazendo as coisas de sempre, para outroso dia tem um peso maior e mais importante: dia do nascimento da sul-coreana Juri Han (ハン・ジュリ, 한주리, 韓蛛俐). A personagem do universo Street Fighter é relativamente nova, surgindo no Super Street Fighter IV mas conquistou uma legião fiél de fãs e jogadores. Vamos conhecer um pouco da personagem.

Aparência

Juri usa um dudou roxo (uma espécie de top de sutiã chinês) no peito, apoiado por oito alças que se encontram nas costas, formando um padrão de aranha. Ela usa calças compridas e folgadas de cor esbranquiçada, meia-calça roxa e luvas compridas sem dedos. Suas unhas e pés são pintados de rosa brilhante. Ela tem cabelo escuro penteado em duas franjas em forma de chifre no topo de sua cabeça, que parecem estar presas com fitas rosa. Ela usa bandagens de taekwondo nos pés no seu visual do Street Fighter IV.

Seu olho esquerdo foi danificado há muito tempo e substituído pelo Feng Shui Engine, que amplia suas habilidades.


Em Street Fighter V ela está vestindo um macacão roxo e rosa com um padrão em forma de aranha nas costas, com um top preto sem mangas de gola alta por baixo, luvas pretas sem dedos com desenhos rosa, as calças de seu macacão têm bordas pretas com roxo escuro e rosa. Ela também tem um tapa-olho preto com um padrão magenta no olho esquerdo.

Seu primeiro traje alternativo é uma jaqueta de inverno verde-azulada, calças rosa e brancas, botas pretas de cano alto e luvas combinando. Ela não usa o tapa-olho nesta fantasia, já que sua aparência no modo de história com essa roupa ocorre antes de Bison arrancar o Feng Shui Engine. Seu segundo traje é um pouco semelhante ao seu traje principal no Super Street Fighter IV, seu dudou é branco, suas calças são pretas com contornos rosa e branco e usa faixas de tornozelo de taekwondo pretas nos pés, seu cabelo está solto e sua franja é tingida de Rosa.

Personalidade

Juri luta puramente pela emoção da batalha; ao contrário de Ryu, que busca um significado, seu impulso é muito mais vingativo, egoísta e implacável, pois ela é extremamente sádica, gosta de infligir dor a seus inimigos e também é extremamente temperamental, pois pode facilmente perder a paciência quando é atingida de volta em retaliação sem aviso prévio. 

Juri ama o combate a ponto de ficar irritada quando isso é negado a ela, como quando Rashid se recusou a lutar com ela seriamente. Juri disse "ele poderia simplesmente morrer" se fosse esse o caso. Ela exibe vários traços de uma femme fatale, ao fazer comentários provocativos e sugestivos em relação a seus inimigos, bem vistos em suas citações de vitória; ela também é muito astuta, já que não hesita em deixar que seus parceiros façam seus próprios planos. 

Às vezes, ela parece estar taciturna e deprimida. Menat afirmou que ela sentiu uma sensação de "solidão" de Juri, o que implica que todas as suas artimanhas e crueldade são apenas um disfarce de como ela está quebrada por dentro.

No entanto, apesar de seu comportamento vingativo e cruel, ela ainda tem um vago senso de honra; durante sua missão (no OVA de Super Street Fighter IV), ela deixou um menino vivo apesar de muitos civis serem pegos no fogo cruzado. Juri também parece detestar brigar com crianças, e vê Evil Ryu como um tipo muito mais abominável de crueldade, o que de certa forma contradiz sua opinião sobre outros usuários de Ansatsuken.

Boatos apontam que Juri possa ser a primeira personagem bissexual do universo Street Fighter por alguns detalhes. Suas paixões iniciais eram listadas com comidas picantes, aranhas e seios grandes. Depois a parte dos peitões foi retirada. Como ela ama provocar seus rivais, suas frases para Cammy e Chun-Li reforçam essa possível ambiguidade do sádio e do flerte, especialmente com Chun-Li.

História

Aos 15 anos, Juri era o proeminente praticante de Tae Kwon Do. Seu pai era advogado encarregado de processar operações do crime organizado. Quando ele começou a mirar na Shadow Law, sua família foi sequestrada pela organização. Durante a provação, Juri perdeu seus pais e seu olho esquerdo foi gravemente ferido.

Dez anos depois, ela é submetida a uma operação no laboratório da SIN para implantar o Feng Shui Engine naquele olho. As pessoas que operam nela notam sua calma durante o implante. Juri assassinou operativos em uma área pública como sua primeira missão para testar o Feng Shui Engine.

 Mesmo com armas, seus inimigos não têm chance contra ela, derrubando-os um a um pelas costas. Chun-Li foi chamada ao local para impedir o massacre. Chun-Li corre para a cena para prender Juri, e chega no momento em que ela matava os homens armados usando seu Feng Shui Engine de dentro de um edifício. 


Uma mulher morre no ataque devido a danos colaterais. Juri e Chun-Li batalham, terminando com Juri liberando o poder de seu olho e nocauteando Chun-Li. Enquanto sua vítima se deita no chão, Juri se prepara para dar o golpe final. No entanto, seu Feng Shui Engine não funciona bem, forçando-a a fugir de volta para o laboratório.


Depois de consertá-lo, Seth atribui a Juri sua próxima missão: capturar as assassinas de elite de M. Bison, as Dolls. Juri voa até a base das Dolls com vários funcionários da SIN. Ela consegue derrotar todos os assassinos em combate, incluindo Juli e Juni. Enquanto ela carrega as duas assassinas inconscientes para um avião do SIN, Cammy e Guile chegam.

Eles têm uma luta acirrada, mas Juri sai por cima e consegue incapacitar Guile. Ela embarca em seu avião e amarra Juni e Juli em camas com rodas. Enquanto decola, Cammy consegue pular e se agarrar à rampa de embarque aberta e confronta Juri pela última vez. Após um conflito intenso, Juri empurra uma das macas rolantes (com Juni nela) que colide com Cammy, que caem da rampa de embarque no ar. Eles sobrevivem à queda, com a neve amortecendo sua queda.

Juri sai voando e é parabenizado por Seth ao retornar. Ela lambe os lábios em antecipação, sentindo que a SIN e a Shadow Law entrarão em conflito em um futuro muito próximo...

Curiosidades

  • Juri é o único personagem a usar um sistema de chute de quatro botões (o botão de Soco Forte foi substituído por outro chute circular).
  • Seu Shikusen segue movimentos chamados "Second Impact" e "Third Strike", uma referência aos últimos dois jogos da sub-série Street Fighter III .
  • O comportamento sedutor de Juri, bem como sua associação com aranhas, é provavelmente baseado na mitologia Jorogumo de uma aranha demoníaca que seduz suas vítimas a segurar um ovo de aranha para ela antes de devorar suas vítimas. Essa associação também pode ser uma referência às crenças ocidentais de que as aranhas são manipuladoras que enganam e prendem outras pessoas.
  • Além disso, seu nome escrito em Hanja (um dos sistemas de escrita coreano) contém o caractere chinês para aranha (蛛).
  • Yoshinori Ono comentou que a Capcom enfrentou algumas críticas sobre a aparência de Juri. A reação dos fãs a Juri na Coreia do Sul, seu país natal, tem sido menos que positiva. Os críticos afirmam, entre outras reclamações, que Juri se parece muito com Chun-Li e compartilha movimentos semelhantes.
  • O Feng Shui Engine de Juri está associado ao Yin-Yang, o símbolo do equilíbrio, luz e escuridão.
  • Juri compartilha o mesmo aniversário (dia de ano novo) que Batsu Ichimonji da série Rival Schools e Mai Shiranui das séries Fatal Fury e The King of Fighters.
  • As medidas oficiais de Juri no Street Fighter IV foram 83 cm de busto / 56 cm de cintura / 85 de quadril. Seu peso oficial foi 46 kg, cerca de 25 libras mais leve do que ela está em Street Fighter V. Quando sua biografia foi postada pela primeira vez no site oficial japonês do Street Fighter IV , seu busto foi listado como 75 cm antes de ser editado para 83 cm. "Seios grandes" também estavam entre suas coisas favoritas, mas foram removidos posteriormente.
  • Apesar das brincadeiras durante o meio da luta em Street Fighter X Tekken falando sobre o quanto ela gosta de dor e como ela quer que seu oponente a bata com mais força. Ironicamente, Juri é na verdade um personagem com pouca vida no jogo. Isso significa que ela pode realmente receber menos dano do que a maioria do elenco antes de ser derrotada.

E para fechar também deve ser notado que aspectos do design de Juri, como seu cabelo e roupa na parte do peito se assemelhar a Jolyne Cujoh da série de mangá / anime JoJo's Bizarre Adventure. Além disso, Juri tem um motivo de aranha e cliva uma borboleta em sua arte oficial; Jolyne tem um tema de borboleta (e roupas com um padrão de teia de aranha) e seu Stand (Stone Free) transforma seu corpo em fios e teias. 

Juri até tem o mesmo grito de guerra "ora ora ora" de Jolyne e outros membros de sua família ao usar Fuharenjin.