Em clima de coronavac liberada vamos falar sobre animações chinesas, afinal, elas têm suas raízes no início dos anos 1900, principalmente começando em comerciais de publicidade. Ao longo dos anos, a animação chinesa adotaria estilos diferentes, desde animação 2D destinada a evocar desenhos animados americanos ou até o animê japonês à peças em stop-motion que dão vida a fantoches, figuras de argila e até recortes de papel. Com o tempo, a China até apresentaria animação gerada por computador.

Embora as histórias baseadas no folclore chinês e nos contos de fadas tenham frequentemente sido uma fonte popular de inspiração para a animação chinesa, o país continuaria a produzir uma variedade de histórias diferentes ao longo dos anos, desde filmes sobre personagens da webtoon à peças originais, e até peças sem muito de uma história apenas para mostrar a animação.

Princess Iron Fan


O primeiro filme de animação chinês é uma adaptação solta do encontro de Sun Wukong e da Princesa Iron Fan durante o famoso épico Journey to the West. Animada com forte influência dos desenhos animados da Disney e Fleischer, a história se concentra principalmente no duelo do Rei Macaco com a princesa, a fim de obter seu leque de magia.

Este filme de animação chinês provaria ter uma forte influência nos animes japoneses no exterior, especialmente sendo conhecido por ter sido uma fonte de inspiração para Osamu Tezuka.

Afanti


Afanti
é a versão uigur do herói folclórico Nasreddin, embora se diga que ele é de Xinjiang em vez da Anatólia, e suas histórias são conhecidas em toda a China. Ele é um herói trapaceiro engraçado que usa sua sabedoria para ajudar os pobres e garantir que pessoas más recebam seu castigo.

O Shanghai Animation Film Studio produziu uma série de filmes stop-motion dedicados ao personagem, tornando-se uma das animações mais populares na China. Afanti mais tarde receberia um filme CGI em 2018.

The Peacock Princess


Neste conto popular chinês do povo Dai, que se assemelha ao Lago dos Cisnes, um príncipe se depara com sete fadas pavão banhando-se em forma humana e se apaixona por uma delas. Infelizmente, um mago maligno ameaça a felicidade deles e faz com que a princesa seja acusada de ser um espírito maligno, forçando o príncipe a encontrar uma maneira de se reunir com sua princesa.

A história foi adaptada para um filme live action, mas também foi adaptada para um filme de animação stop-motion na década de 1960.

The Cowboy's Flute


Este filme simples gira em torno de um menino pastor com uma flauta e seu búfalo. Durante uma sequência de sonho, ele tem que encontrar seu fiel amigo e usa o poder da música para fazer isso.

Muito do que torna este filme notável é sua formação técnica. Animada sem diálogos, a peça foi feita para parecer uma aquarela chinesa.

The Magic Brush


Essa animação existe na verdade em duas formas: uma lançada em 1954 e outra em 1955. Um pobre menino camponês quer se tornar um artista e seu desejo é atendido por um mágico, que lhe dá um pincel mágico que dá vida a tudo que ele termina de pintar.

Cumprindo a promessa de não usar mal o pincel, o menino tenta usá-la para ajudar os outros, apenas para chamar a atenção de um mandarim ganancioso. Felizmente, apenas o menino pode usar o pincel para tornar as coisas reais e ele eventualmente usa isso para enganar o vilão ganancioso.

The Girl with long hair


Neste filme em stop-motion, uma jovem de bom coração tenta salvar sua aldeia de uma seca que levou seu povo a uma grande pobreza. Ela encontra água da nascente, apenas para descobrir que um demônio da montanha a está bloqueando e a ameaça se contar a alguém sobre isso. Eventualmente, o fardo do conhecimento pesa tanto sobre a garota que seus longos cabelos negros ficam brancos, fazendo com que ela revela a nascente para a aldeia.

O demônio quer vingança contra a garota. Felizmente, o espírito de uma árvore que a garota resgatou com a água vem em seu socorro, ajudando-a a derrotar o demônio e até mesmo transforma seus cabelos brancos em uma cachoeira.

Snow White & The Frog Prince


Este filme de animação chinês recortado adapta o conhecido conto de fadas no qual uma princesa e seus amigos anões têm que lutar contra sua madrasta malvada. O filme adiciona algumas reviravoltas ao conto de fadas, como Branca de Neve sendo banida para a floresta depois que o rei é levado a pensar que ela é uma bruxa.

Como o título sugere, a história faz referência a outros contos de fadas dos Irmãos Grimm, notavelmente dando a Branca de Neve um amiguinho sapo que acaba por ser um príncipe encantado no final da história. A verdadeira mãe de Branca de Neve também tem um papel maior nesta versão da história, por meio de um anel mágico que ela deixou para trás, que se mostra poderoso o suficiente para restaurar sua filha à vida.

Big Fish & Begonia


Chun é uma jovem que vive em um mundo mágico com seres espirituais e, antes de seu décimo sexto aniversário, ela tem permissão para visitar o mundo humano na forma de um golfinho vermelho. Enquanto estava lá, ela acidentalmente causou a morte de um menino humano. Inicialmente auxiliado por sua amiga de infância, Qui, de cabelos brancos, o filme explora o conceito de sacrifício enquanto Chun luta para realizar seu desejo.

Curiosamente, o longa-metragem tem suas origens em um curta de animação na web, que apresenta personagens que parecem ter sido a base para Chun e Qui.

The Legend of Hei


Este filme é um prequel de um desenho animado da web conhecido como The Legend of Luo Xiaohei e levou cerca de quatro anos para ser feito.

Luo Xiaohei, um espírito que pode assumir a forma de um gato preto, encontra outros espíritos e humanos depois que sua casa foi destruída. Conforme a história avança, ele aprende sobre a importância de manter o equilíbrio entre os dois mundos.

White Snake


Vagamente baseado em um conto popular chinês, este filme animado por computador se concentra em Blanca, um demônio cobra branca que perdeu a memória ao se apaixonar por um caçador de cobras, Xuan. Enquanto tentam descobrir suas memórias, eles encontram sua irmã, Verta, que tem a tarefa de devolvê-la ao povo cobra sob pena de morte. No final das contas, Blanca concorda em voltar para seu povo, mas os amantes terão que lutar por um final feliz contra o Mestre parecido com uma górgona.

Os fãs de anime podem reconhecer a história original: o primeiro longa-metragem de anime em cores foi uma adaptação japonesa dessa história, The Legend of the White Serpent, lançado em 1958.

adaptado CBR