Nesta quinta-feira (21) a Counter-Strike Professional Players Association (CSPPA) e ESL entraram em um acordo sobre "protocolos detalhados" que irão permitir o retorno dos jogadores de CS:GO aos torneios presenciais "assim que possível". O acordo prevê protocolos como testagem antes e durante os eventos, ação em caso de resultados positivos, controle do ambiente entre jogadores e outro pessoal envolvido.


A CSPPA mostrou interesse no retorno dos eventos LAN em outubro do ano passado, quando entrou em conversas com vários organizadores de torneios, como ESL e DreamHack.

"Os jogadores estão ansiosos para jogar eventos LAN novamente, mas apenas se isso puder ser feito de maneira segura e responsável", disse o CEO da CSPPA, Mads Øland. "Esperamos que, com a orientação desses protocolos, os jogadores possam competir em LAN no início de 2021."

O acordo é um grande passo para o retorno completo dos eventos offline da ESP Pro Tour, tais como a Temporada 13 da ESL Pro League, a DreamHack Masters, e os torneios da ESL One. O próximo evento da Pro Tour, a icônica IEM Katowice, está programada para acontecer em um estúdio, sem a presença de público.