Ano novo, novos stress! Ou não.

Parecia impossível, mas chegamos a 2021. Espero que a sua passagem de ano, as festas de natal, tenham sido todas boas na medida do possível. A gente continua no recesso parcial até o dia 15, publicando menos conteúdo inédito, junto com reposts dos textos mais lidos de 2020. O Solta o Play, entretanto, começa é agora.

Obviamente temos mais um grande tema: dia 30 de janeiro, Phil Collins completa 70 anos. E como há meses eu já planejava isso, janeiro será o mês Ao Mestre do Carinho. Vamos começar com a ótima, e emocionante Long Long Way to Go.

Em algum momento e várias vezes, eu já contei essa história. Minha vida criativa só começou no dia em que eu ganhei da minha mãe o vinil Invisible Touch do Genesis, que era dela. Aí eu me apaixonei pela música como forma de arte, e conheci um dos melhores músicos e cantores que a indústria já viu. E um dos caras que mudaram a minha vida. Não são muitos, diga-se de passagem.

Long Long Way to Go é considerada a músicas mais política do Phi Collins durante a era do álbum No Jacket Required. Ele toca em algumas feridas sociais que infelizmente nunca "saem de moda", e um sentimento de esgotamento emocional com o qual eu me identifico muito. O legado do Mestre no pop das baladas, das músicas felizes, é enorme. Mas quando ele falou de temas mais sociais/do ser humano, acertou de novo*.

(*Zero pessoas surpresas)

A música é uma balada - no sentido de ser lenta - conduzida por voz e piano, e umas poucas batidas de bateria. A atmosfera é triste e melancólica. Phil Collins senta num canto escuro da própria mente e leva você por uma reflexão angustiante, que vai te fazer pensar em muita coisa. Se você chorar igual a mim em tantos momentos, tá tudo em casa. O esgotamento do eu lírico da música é muito real.

Com a situação que eu tenho vivido nos últimos anos, e a que todos nós vivemos em 2020, ter um longo, longo caminho a percorrer é sabido. Não vai ser fácil, por que quando uma coisa nessa vida é simples? Mas se existe um caminho, existe esperança de dias melhores. É a esse pensamento que eu quero me agarrar esse ano.

Temos um longo caminho de potencial para construirmos juntos. Com uma das melhores versões dessa maravilha musical.



Letra 

While I sit here trying to think of things to say
Someone lies bleeding in a field somewhere
So it would seem we've still got a long long way to go
I've seen all I wanna see today

While I sit here trying to move you anyway I can
Someone's son lies dead in a gutter somewhere
And it would seem that we've got a long long way to go
But I can't take it anymore

Turn it off if you want to
Switch it off it will go away
Turn it off if you want to
Switch it off or look away

While I sit and we talk and talk and we talk some more
Someone's loved one's heart stops beating in a street somewhere
So it would seem we've still got a long long way to go, I know
I've heard all I wanna hear today

Turn it off if you want to (turn it off if you want to)
Switch it off it will go away (switch it off it will go away)
Turn it off if you want to (turn it off if you want to)
Switch it off or look away (switch it off or look away)

Switch it off
Switch it off
Switch it off
Switch it off
Switch it off
Turn it off