Alexandra Botez defendeu o torneio PogChamps 3 depois que o grande mestre do xadrez Yan Nepomniachtchi atacou o torneio da Twitch como um evento “triste” e expressou preocupação com a substituição do “xadrez real” no futuro.

A internet está enlouquecendo com PogChamps 3, um torneio de xadrez amador online cheio de streamers do Twitch e celebridades, incluindo Logic, Pokimane, MrBeast, Myth e xQc.

Chess.com afirma ter feito maravilhas para a cena e para a comunidade do xadrez em geral. Eles relataram um grande aumento no número de pessoas jogando xadrez em seu site desde o início da primeira iteração do torneio em 2020.


No entanto, nem todos compartilham seu entusiasmo. O grande mestre do xadrez Yan Nepomniachtchi bateu no evento, o que levou a streamer da Twitch e mestra do xadrez Alexandra Botez a simpatizar, mas discordar de suas afirmações.

“Com todo o respeito em relação ao Chess.com e [a] quantidade de trabalho que eles colocaram na promoção do xadrez, PogChamps 3 [é] uma espécie de pipoca [e] está substituindo e deslocando qualquer conteúdo real de xadrez, e isso é simplesmente aterrorizante”, escreveu ele no Twitter.


“Eu entendo de onde Yan está vindo, especialmente como alguém [que] trabalhou duro sua vida inteira para entrar no top 10 mundial”, escreveu Alexandra em sua resposta. “Seria um absurdo se, digamos, os jogadores da NBA tivessem menos audiência e menos patrocínio do que streamers jogando basquete casual.”

“Dito isso, PogChamps não é culpado por um problema de dinheiro / apelo geral que o xadrez sempre teve”, acrescentou ela. “Pelo contrário, o evento ajuda a aumentar o número de espectadores potencialmente interessados ​​em eventos de elite como o Tata Steel.”


Não é a primeira vez que Alexandra Botez bate de frente com grandes mestres do xadrez. Ela entrou em conflito com Hikaru 'GMHikaru' Nakamura várias vezes.

Tudo começou quando ele a acusou de categorizar incorretamente suas lives da Twitch, e então voltou a crescer como uma bola de neve vários meses depois essa discussão.

Ame ou odeie, PogChamps 3 atraiu muita atenção para o xadrez, especialmente de pessoas que normalmente não estariam interessadas. Será interessante ver como a discussão se desenvolverá e se conseguiremos um PogChamps 4 mais cedo ou mais tarde também.