A corrida para a classificação na liga principal da NFA começou! E nesse semestre ele se inicia pela NFA Divison! Essa é a primeira edição do campeonato, que faz parte da reestruturação do competitivo da NFA

A NFA Division estreia no dia 09 de fevereiro e traz 30 times do cenário competitivo de Free Fire que disputarão entre si quatro vagas para a Liga NFA, o maior e mais tradicional campeonato da NFA.


E, desta vez, há uma novidade: a participação do time argentino Naguará. O Naguará Team é uma organização de esports argentina fundada em junho de 2019 em Buenos Aires pela estrela venezuelana do YouTube TheDonato. A equipe é conhecida por sua trajetória no League of Legends e atualmente vem expandindo sua atuação para o Free Fire.


Pela primeira vez teremos um time latino-americano na competição


Segundo Marcelo Camargo, CEO da NFA, a ideia da Divison é como uma segunda divisão antes da liga principal, ele conta como surgiu a ideia de trazer um time de outro país para jogar a NFA:


“A equipe da Naguará já tinha entrado em contato anteriormente com a Liga NFA demonstrando interesse em participar de nossos campeonatos e com planos de expansão da organização para o Brasil. Assim, com o surgimento da NFA DIVISION, que é remota e dá acesso à Liga NFA, tivemos a possibilidade de incluir o time na competição.” - relata Marcelo.


Os representantes da Naguará também estão animados para a competição:


“Para a Naguará participar da NFA DIVISION representa um grande orgulho, o sonho alcançado. Sempre fomos reconhecidos na América Latina por sermos os únicos representantes latino-americanos capazes de competir de igual para igual com as equipes brasileiras, que são uma potência mundial e o espelho que almejamos." - declarou Martín Irlicht, CEO da Naguará Team.


Quebrando barreiras nos esports


Além disso, os representantes da equipe também esperam o apoio da torcida falante de espanhol, mas também dos próprios brasileiros:


“Esperamos, que todos os latino-americanos que falam espanhol nos apoiem nessa experiência e também os  brasileiros que veem em nós uma proposta diferente. Queremos quebrar as barreiras que existem nos esportes entre regiões.” - completou Donato Muñoz, cofundador da organização.


Confira os nomes que compõe a equipe do Naguará Team Free Fire que jogarão a NFA:

NE AKILES, NE KEYLER, NE KENG LEE, NE H4CKERRR


O primeiro jogo da equipe, que está no Grupo E, será exibido no dia 16/02 no canal oficial da NFA na BOOYAH! no YouTube a partir das 14h.


Primeiro passo para uma NFA Internacional


O gestor da NFA ainda comentou sobre a expansão da liga para outros países: “A globalização do Free Fire já é uma realidade nos dias atuais, o jogo se difundiu para diversos países e hoje é um dos games mais jogados no mundo".


Marcelo ainda completa contando que esse é o primeiro passo para a NFA começar a acompanhar a tendência de mundialização do Free Fire. “Nós vemos essa oportunidade como um primeiro passo para futuros campeonatos internacionais, que é um dos pilares de inovação que temos para a NFA em 2021.” - completa.


Um salto para a liga principal


A NFA Division, antiga NFA Stars, entrou para o circuito de campeonato da NFA em 2021 para ser o momento de revelação das equipes! As equipes que chegarem ao fim no TOP 4 ganham uma vaga direto para a Liga NFA.


Neste primeiro semestre, a Division contará exclusivamente com times convidados. Contudo, no segundo semestre de 2021, contará com seis equipes classificadas da NFA Challenge, que é exclusiva para times amadores e semi-profissionais que desejam entrar no cenário competitivo.


A ideia é criar um circuito em que toda a comunidade, dos amadores aos profissionais, tenham a chance de participar do campeonatos da NFA.


“A NFA Division foi criada como uma nova forma de filtrar os melhores times do Brasil. Assim, com uma ‘segunda divisão’ classificatória para a liga principal, os times jogarão com uma frequência muito maior, ficando mais experientes, antes de disputarem a Liga NFA”, comentou Marcelo.


Times participantes da primeira fase


Para a essa edição da NFA Divison, os 30 times selecionados serão divididos em cinco grupos com seis times cada na fase inicial, a Fase de Grupos 1.


Confira a divisão dos times:



Durante a Fase de Grupos 1, dois grupos irão se enfrentar toda terça e quinta até que cada time totalize 20 quedas. As partidas acontecem do dia 09 de fevereiro até o dia 11 de março e os seis últimos colocados não seguem para a próxima fase.


Além da Fase de Grupos, a competição também contará com Fase de Grupos 2, Semifinal e Final. 


Próximos fases


Depois da Fase de Grupos 1, 24 times seguirão para a Fase de Grupos 2. Com a pontuação zerada, as equipes serão divididas em quatro grupos com seis times cada.


Cada grupo joga entre si dos dias 30 de março a 15 de abril, até que cada equipe totalize 15 partidas. Os últimos seis colocados não passam para a próxima fase.


Dessa forma, na semifinal, os 18 times classificados serão divididos em três grupos com seis times cada. A pontuação da tabela também será zerada e os grupos se enfrentam do dia 20 de abril a 5 de maio.


Por fim, a final da NFA Division contará com seis dias de confrontos, em que apenas 12 times participarão. Os classificados não serão divididos em grupos e todos jogarão todos os dias.


As equipes vão para a final com os pontos zerados, e terão de conquistar o título e as vagas para a Liga NFA entre os dias 11 de maio a 27 de maio.


Vale ressaltar que a pontuação do MVP da NFA Divison não é zerada, e segue a mesma do início ao fim do campeonato.


Confira as datas de transmissão da NFA Division:



Dessa forma, a NFA Divison tem como objetivo trazer uma competição de alto nível com novos talentos surgindo!


“Sempre será um grande espetáculo, porque sabemos do potencial de todos os times que já participaram e estão pela primeira vez com essa oportunidade!”, pontua Marcelo.


E completa:


“É interessante manter o cenário renovado. Ao dar oportunidade a mais equipes teremos o espaço para revelar grandes novos talentos. Essa é a melhor forma de manter o competitivo aquecido”.


Pontuações e restrições


Como padrão dos campeonatos da NFA, a pontuação dos times segue o esquema de colocação nas quedas. Além disso, cada abate nas partidas soma três pontos ao time.


Confira a pontuação:



Por fim, com o objetivo de deixar a competição entre os times mais igualitária, a NFA Divison terá algumas armas e personagens que não poderão ser usados. São eles a KAR98, SVD, M79, M82B, o Gancho da mapa de Kalahari e o personagem CR7.


Caso algum recurso seja lançado no jogo ao longo do campeonato, o mesmo será avaliado pela produção da NFA para liberação.


A NFA Division acontece toda terça e quinta, a partir das 14h, na BOOYAH! e no YouTube.


via NFA