A organização dinamarquesa North, afiliada de esports do clube de futebol FC Copenhagen e da empresa de entretenimento Nordisk Film, anunciou na sexta-feira que será encerrada imediatamente.

Em uma declaração conjunta, a Parken Sport & Entertainment - a empresa que opera o FC Copenhagen - e a Nordisk Film citaram os efeitos da pandemia do coronavírus na indústria de esportes eletrônicos em sua explicação para a cessação de seus investimentos na organização.

"É claro que lamentamos ter de fechar a empresa norte-americana de esportes eletrônicos com sede na Dinamarca, que deixou uma boa marca nos esportes eletrônicos internacionais", disse Lars Bo Jeppesen, presidente da North e diretor da Parken Sport & Entertainment.

"Temos pesquisado o mercado para conseguir um ou mais co-investidores, mas infelizmente não encontramos a combinação certa. Seria necessário um investimento contínuo significativo para criar um negócio sustentável no futuro e, portanto, acreditamos que a nossa responsabilidade no negócio geral é colocar todo o nosso foco em nosso negócio principal com FC Copenhagen, Parken e Lalandia, assim como a Nordisk Film se concentrará em seus grandes negócios principais e em crescimento."


North entrou no esports em janeiro de 2017, com a assinatura do elenco ex-Dignitas, que ganhou o EPICENTER e subiu para o 2º lugar no ranking mundial alguns meses antes. A equipe lutou para repetir os mesmos resultados com a nova organização, embora tenha alcançado duas finais de Big Event em seu primeiro ano, na ESL Pro League Season 5 Finals e DreamHack Masters Malmö 2017.

Em fevereiro de 2018, a North causou sensação ao trazer o MVP da ELEAGUE Major 2017, Markus "⁠Kjaerbye⁠" Kjærbye (ele mesmo, a 'mira trêmula" ex-Faze) da rival Astralis. Mais tarde naquele ano, a equipe conquistou um título surpreendente no DreamHack Masters Stockholm - o único troféu de grande evento que eles conseguiram ganhar, já que os resultados continuaram aquém das expectativas.

A North anunciou uma mudança de direção em novembro de 2020, ao delinear uma "estratégia economicamente sustentável" focada em identificar e nutrir jovens jogadores da região nórdica. Kristoffer "⁠Kristou⁠" Aamand foi retirado do empréstimo à AGF, enquanto Mathias "⁠MSL⁠" Lauridsen e Philip "⁠aizy⁠" Aistrup, dois dos jogadores mais experientes da equipe, foram colocados à disposição para transferência. A entidade também anunciou planos de retrabalho da estrutura salarial para garantir a sustentabilidade do negócio.

René "⁠cajunb⁠" Borg e Kristou foram os primeiros membros da equipe a reagir às notícias no Twitter. Ambos os jogadores confirmaram que foram autorizados a procurar outras opções e manifestaram o desejo de continuar a competir.

"Embora esteja triste com a notícia com o North, também estou motivado para provar que tenho o que é preciso para competir no mais alto nível", disse cajunb, que jogou pelo North por mais de dois anos em dois períodos. "Tenho experiência, disciplina e muito espírito".


via HLTV