Quando se pensa em Arnold Schwarzenegger ou vem a sua cabeça o legado do fisioculturismo, ou, sua carreira no cinema acompanhada de muita ação e outras memoráveis comédias. E se algum deles o destaque fosse mais para a ficção científica e suspense do que uma ação frenética de guerra armada? É o caso do clássico "O Predador" de 1987.

Sinopse

Um grupo de soldados especiais americanos liderados pelo Major Alan "Dutch" Schaefer (Arnold Schwarzenegger) é enviado a uma selva na América Central para resgatar um ministro estrangeiro e funcionários do governo que estão sendo mantidos reféns por guerrilheiros. A missão é cumprida, mas o que Dutch e seus homens não sabem é que algo além dos guerrilheiros os espreita na floresta.

Fui tapeado

Assim como muitos filmes da época a única forma de saber a real ameaça de um filme era assistindo. Menos no Brasil pois alguns títulos davam spoilers e ironicamente isso aumentava a expectativa. Mas no caso de "O Predador" levando em conta que hoje você sabe sobre a criatura, o clima de suspense do filme mexe muito com a experiência. Imagine assistir ao filme e entender de vez essa ameaça invisível e que aparece rapidamente no trailer?

O filme tem o roteiro muito trabalhado nos principais aspectos que a gente espera que um filme entregue: o clima de suspense casa bem com a trilha sonora; o nível crescente da ameaça se revelar; e mesmo que possa have alguém para discordar, o filme torna o conflito final justo de forma que a coerência é aceita por nós.

Mas porquê então o "Fui tapeado"? Como dito inicialmente, ter o Arnold nos faz pensar em muita trocação constante, mas não, o filme nos entrega um suspense e um outro tipo de conflito, para enfim, termos a treta. E também pelo ponto que a equipe de Dutch foi chamada para uma missão, e ao chegar no local, ele descobre que foi enganado. E piora? O Predador surge para eles né...

Se tornando invisível

Com aquele sentimento de um jogo de ação e sobrevivência, conforme a história avança o Predador sempre está sondando a equipe de Dutch mas demora para termos uma real ideia de como ele está observando e como pretende atacar caso seja necessário.

Após a operação a equipe não consegue sair da selva e precisar se deslocar até um longínquo ponto seguro, para então, os superiores enviarem o helicóptero que os salvará junto com Ana, a sobrevivente do ataque se tornou refém deles.

Conforme avançam na mata o Predador vai sendo sentido e começa a derrubar as peças. Cada ataque aumenta a neura dos humanos até o ponto deles conseguirem ver o vulto camuflado no mato. Quando chega no esperado confronto o filme leva para um lado que muitos tendem a esquecer.

Como Dutch é perito em resgate e sobrevivência na selva, é nos elementos da mesma que ele consegue uma forma de enfrentar o Predador e fazê-lo sair um pouco da sua zona de conforto da camuflagem.

Justiça com o tempo

"O Predador" surgiu de uma brincadeira sobre a série Rocky Balboa que diziam que os filmes demoravam tanto que Sylvester Stallone deveria lutar contra um alienígena. Trabalhando essa brincadeira e com Arnold Schwarzenegger escalado para estrelar o filme, e o mesmo dando a sugestão de ter uma equipe no filme em vez de um soldado em solo mode, tivemos o belo filme.

Outro astro do cinema de ação participaria do filme, Jean-Claude Van Damme, mas ele desistiu devido a roupa do Predador lhe gerar desconforto. Os movimentos pensados para o yautja seriam ainda melhores com JCVD, mas ironicamente, o fato dele querer o bichão lutando kickboxer lhe rendeu a visita no RH. No fim houve reformulação do figurino mas com outro ator para interpretar a ameaça invisível.

As recepções iniciais foram mista e apenas anos mais tarde o filme recebeu justiça dos críticos. Com a aprovação de crítica e resposta ótima do público, o filme custou ~U$ 15 milhões e arrecadou em torno de U$ 60 milhões.

Predador ganhou duas sequências com "Predador 2" de 1990 e "Predadores" de 2010. Em 2018 foi lançado o reboot "The Predator". E em 2004 e 2007 tivemos o crossover que agitou o universo da ficção científica com "Alien vs Predador" e "Alien vs Predador 2" respectivamente.

"O Predador" está disponível no Looke!