O Sabaton lançou nesta sexta-feira (26) o clipe para Livgardet, novo single e primeiro material inédito desde o álbum The Great War (2019). No retorno musical, a banda também voltou ao idioma natal: com a letra em sueco, a música presta homenagem à Guarda Real de Estocolmo, fundada em 1521.

Confira:


Pär Sundström, baixista do Sabaton, falou sobre o novo single:

Desde 2012 e Carolus Rex, estamos ansiosos para escrever mais músicas em sueco, e sentimos que não tínhamos terminado com a história de nossa pátria. Nos últimos anos, temos discutido em torno de tópicos até algo óbvio surgir. Um dos mais antigos regimentos militares do mundo, a Guarda Real Sueca (Livgardet), foi formada na região natal do Sabaton na Suécia, Dalecarlia, em 1521 pelo lendário rei sueco Gustav Vasa.

Nos últimos 500 anos, eles evoluíram com o tempo e serviram sob vários reis e rainhas ao redor do mundo, e ainda estão ativos hoje. Sentimos que tal aniversário valeria uma música, e pretendíamos escrever uma homenagem respeitosa, um hino para este regimento sueco e seu legado.

Os ricos 500 anos de história são, desnecessário dizer, extremamente difíceis de encaixar em uma música, e é por isso que nos concentramos principalmente nas partes e nas batalhas que aconteceram durante a era do Império Sueco. Nosso objetivo era escrever uma homenagem respeitosa, um hino poderoso, para este regimento sueco e seu legado notável.

Este é apenas o primeiro lançamento da nova fase do Sabaton. No dia 11 de fevereiro a banda renovou o contrato com a gravadora Nuclear Blast, parceira de longa data. Com isso, marque no calendário: dia 9 de abril será lançada The Royal Guard, versão em inglês de Livgardet. O single estará disponível em vários formatos, incluindo uma edição limitada com pólvora prensada no vinil.