O baterista Hans Rutten confirmou que o The Gathering está trabalhando no primeiro álbum em quase 10 anos. "Temos bastante material, e decidimos trabalhar com Attie Bauw - ele é o produtor do novo álbum", ", disse Rutten em entrevista ao Underground's Voice. "Ele também trabalhou em Home (2006) e How To Measure a Planet? (1998). Nós conhecemos Attie bem, ele é um amigo nosso."

Rutten então confirmou que o álbum está quase pronto - resta gravar os vocais e "algumas coisas." Já a direção do som, o baterista não soube definir, mas disse que todos na banda estão animados com o álbum. "Esperamos terminar [o álbum] em breve, então podemos mostrar ao mundo de fato como ele soa."

Sobre o lançamento, o baterista disse que o The Gathering espera liberar o álbum no verão europeu - o que é claro, pode mudar por causa da pandemia de Covid-19. Existe ainda um problema de logística: a vocalista Silje Wergeland mora na Noruega, enquanto a banda está situada na Holanda. "É difícil viajar agora. Portanto, estamos procurando outras possibilidades. Mas o principal é que realmente queremos um novo álbum este ano."

O último álbum de estúdio do The Gathering foi Afterwords, de 2013. Apesar disso, Rutten explicou que a banda não o considera com o último. "Todos nós vemos Disclosure (2012) como nosso último álbum de estúdio, e Afterwords foi mais ou menos uma festa pós-divulgação de Disclosure. Nós não o vemos como um álbum completo de The Gathering, mais como uma espécie de EP."

Confira, a seguir, a entrevista completa (em inglês):