Não há dúvidas no aumento de consumo do conteúdo online, especialmente as live streaming, e com isso também cresceu o número de pessoas que embarcaram na ideia de se tornarem streamings e isso gerou alguns pensamentos divididos e a busca para monetizar na plataforma foi algo que todos buscaram e aqui vamos te falar sobre a jornada e dicas para se tornar Afiliado na Twitch.

O que não te falam sobre ser Streamer

Um dos pontos das dicas ou tutorial para alguns, sobre como se tornar Afiliado da Twitch ser feita na sua coluna semanal favorita que sai às quintas, é que eu preciso te falar algumas coisas que muitos lugares não falam. Seja porquê não queira perder view em vídeo, acredite que não vai ser um incentivo, maaas, não tem como fugir da realidade: ser streamer não é a fonte fácil de dinheiro que muitos colocaram na cabeça.

Entre as coisas que mais leu ou ouviu nos primeiros meses da pandemia foi o número de gente que ao ficar sem emprego, mirou o "é tudo ou nada" em criar um canal e viver de lives. Isso se dá pois muitos acreditaram que basta ter um canal, entrar ao vivo e stonks, vai chover donate pra você sobreviver ou mesmo viver disso.

Isso é possível? Sim, mas não de forma tão expressa quanto muitos resolveram acreditar que é. Por incrível que pareça as Quests da Twitch vão te preparando para a vida de fazer live, mesmo que seja por lazer. O primeiro conjunto de missões te auxiliam a explorar a plataforma, a segunda te incentiva a se divulgar e ter uma audiência. E ai chegamos na Rota para ser um Afiliado.

Como se tornar Afiliado da Twitch

Agora chegamos aonde você deseja estar, caso não tenha desistido com os parágrafos acima. Para se tornar Afiliado da Twitch e começar a monetizar seu canal com os ad (propaganda), receber Bit (moeda digital da plataforma) e também libera o botão de Inscrição no seu canal, o sub(scriber) ou o famoso "Escorrega o Prime".

As missões para se tornar Afiliado da Twitch são:

  • Atinja 50 seguidores
  • Transmita por 8 horas
  • Transmita por 7 dias
  • Tenha média de 3 espectadores nos últimos 30 dias


Para cada pessoa uma de duas dessas missões será a dor de cabeça, especialmente a de ter uma média de 3 espectadores na sua live. Conseguir seguidores vem com divulgação e te descobrirem, dependendo do game que você realiza live, é possível enviar o link do canal e pedir pra te seguirem, como por exemplo no chat do League of Legends na hora do draft ou na tela final de estatísticas.

Mas e os 3 espectadores, tem como facilitar? Se para você a média de views for a mais difícil existem algumas dicas que pode te ajudar a aumentar um pouco essa média, especialmente se você tiver o celular para ser a sua segunda tela e a tela que você lê o chat.

Se você deixar seu PC com a live aberta e som baixo (não pode ser mutada, a aba sem som pode ser utilizada) e o celular como chat aberto na live, você já tem duas pessoas na sua live. Se você tiver um amigo que o ajude, serão três pessoas vendo a live e aí, todas que te encontrem ou cheguem na sua live, vai ajudar a subir um pouco esse número.

Enquanto você estiver na Rota pro Afiliado foque em bater a média de espectadores na sua live, tenha o foco de bater essa meta, especialmente se já conseguiu os 50 seguidores. Notou que a audiência caiu e você já fez algumas horinhas? Encerre sem vergonha alguma. Depois que vier seu status de Afiliado, ai você faz todas as loucuras que desejar, com ou sem audiência, mas sempre sem infringir regras da plataforma e levar ban.

Observações

Agora que você está ciente dessa jornada, tem umas dicas para dibrar os paranauês e se tornar Afiliado da Twitch e sonhar com seus primeiros subs, existe uma grande chance de você descobrir que as coisas mais caras do mundo, elas são grátis. Como assim?

Iniciar na Twitch, Youtube ou outra plataforma que você deseje realizar lives é difícil no inicio mas os amigos podem dar uma força. Podem, é de graça mas parece que você tá pedindo 1 milhão emprestado. Aliás, pra alguns seria mais fácil fazerem um favor absurdo do que abrir seu canal e deixar sua live aberta pra ajudar na audiência. Escorregar o Prime que ele nem usa? Vixe...

Mas se você tiver algum amigo que jogue duo com você, ou caso o game que você vá jogar seja single player, ter alguém em call contigo é uma forma boa da live não ficar muito silenciosa. Não tem jeito, realizar live para zero ou 20 mil pessoas requer a mesma dinâmica: falar como se muita gente tivesse te vendo e interagindo.


Umas dicas para te animar, afinal, já foram muitas porradas até aqui

Existirão dias ruim? Com toda certeza e se nesse dia você realizar live tente focar em algo, ou mesmo mudar o game, que te faça lembrar menos dos motivos que te deixaram pá ou deixaram o dia uma merda, e tente se manter bem na live. Ou mesmo, comentar de leve e trocar ideia com o chat se perguntarem dessa cara linda do dia.

Fazer live não é a coisa mais fácil do mundo mas assim que você resolve encarar esse mundo, ele pode te ajudar a melhorar e você crescer em outros aspectos, e até mesmo, sua comunidade virar algo a mais, impactar pessoas. Nem que seja as horas de alegria da meia duzia de trocentas gente que te acompanhe, mas está fazendo bem para alguém

Boa sorte e lembre-se: até mesmo o Gaules quando começou, streamou para zero pessoas por um tempo até se tornar o maior streamer do Brasil.

Até a próxima!