Lois Lane talvez seja mais conhecida como a mais famosa reporter do universo da DC, a relacionamento amoroso do Superman. Por outro lado, poucos sabem sobre a personagem em si e como ela demonstra, ao seu jeito, ser um dos personagens mais fortes da DC Comics ao longo das décadas desde sua estreia na "Action Comics" em 1938, e algumas vezes, ela chegou a ter superpoderes para facilitar um pouco mais aquilo tudo que ela já faz, sem poderes. 


Conforme o universo DC progrediu ao longo desses anos, e como linhas do tempo e universos mais avançados se desenvolveram, os personagens, incluindo Lois Lane, também mudaram. Lois provou em várias ocasiões que é capaz de ser uma mulher forte e poderosa e não precisa necessariamente de superpoderes para isso. Superpoderes definitivamente ajudam, porém, e sempre que Lois os ganhou, os resultados foram pelo menos interessantes. Às vezes ela usa seus poderes para o bem, às vezes ela os usa para o mal e às vezes para nenhum dos dois.

Confira cinco momentos diferentes na vida dela com poderes e veja no que deu nesse especial do Dia Internacional da Mulher com a brava da DC Comic:


Superwoman - DC Rebirth

Em junho de 2016, o DC Rebirth foi lançado, revertendo o universo DC de volta a uma linha do tempo pré-Flashpoint, enquanto também incluía a continuidade da série recém-concluída, Novos 52. Nesta nova série, a morte do da versão Novos 52 do Superman resulta em uma explosão solar. Esta explosão dá a Lois todos os poderes originais do Superman e ela recorre a Lana Lang, que ajudou um jovem Superman a controlar seus próprios poderes, para treiná-la. Ela descobre que Lana também ganhou superpoderes com a explosão e agora tem a capacidade de absorver e liberar energia solar. Existem agora duas versões da Superwoman!

As duas mulheres trabalham juntas e montam um ataque a uma base de encouraçado de propriedade de Lex Luthor, mas encontram uma Bizarro Superwoman. Lois é atacada por esta super mulher malvada e é morta de maneira semelhante ao Superman, absorvendo muita energia solar. Lois tem uma visão de Clark e afirma: "Eu entendo agora" antes de virar pó.


Ultra Woman - Lois e Clark: As Novas Aventuras do Superman

Neste episódio da terceira temporada de Lois e Clark: As Novas Aventuras do Superman, as irmãs Lucille e Nell Newtrich, tenta usar criptonita vermelha para livrar Superman de seus poderes para que elas possam roubar $ 20 milhões com sucesso. No entanto, elas acabam transferindo acidentalmente seus poderes para Lois. Com a responsabilidade de parar o crime, agora, sobre ela, Lois consegue que Clark a treine e faz Martha Kent fazer uma fantasia para ela, assumindo o papel de Ultra Woman.

Como Ultra Woman, Lois tenta parar Lucille e Nell, mas falha e tem seus poderes removidos também. Agora, ambos meramente humanos, Lois e Clark são capazes de enganar as irmãs e os poderes do Superman são restaurados. As irmãs vão para a prisão e, com Lois agora totalmente ciente de como é difícil lutar contra o crime diariamente, ela e Clark estão mais apaixonados do que nunca. Clark pede a Lois em casamento e ela concorda.


Deusa da Integridade - Superman: O Homem de Aço #126 e #127


Esta história de duas partes começa com Lois Lane saindo do trabalho e indo para um café para ser entrevistada por uma estudante de jornalismo, Kiki. Nesse ínterim, Superman luta contra um gigante Midas, o homem com o toque de ouro, com a ajuda de quatro estranhos. Ele se encontra com eles e descobre que eles são deuses e membros do Conselho Inter-religioso de Politeístas Ativas e querem fazer dele um deus também, mas ele não está interessado.


Enquanto isso, Kiki pergunta a Lois que tipo de deusa ela gostaria de ser, se fosse possível. Depois de selecionar a deusa da integridade, Kiki, que na verdade é o senhor do submundo, transforma Lois e ela aparece de repente acima do Superman para revelar que os quatro deuses são na verdade demônios.


Enquanto Superman luta contra seus novos inimigos, Lois vai ao cemitério para lamentar a morte de seu pai. Aqui, ela tem uma conversa franca com a Mulher Maravilha, que acaba lutando contra um demônio também. Depois de derrotar os demônios e Midas, graças a uma fraqueza dele com ferro, Superman é agradecido pelos quatro deuses verdadeiros e então segue para o cemitério para encontrar sua esposa, que não quer mais seus poderes. Lois rejeita os poderes de coração e volta ao normal.


Tornado Vermelho - Terra 2

Na série Terra 2 reimaginada em Novos 52, Lois é morta em uma guerra de Apokoliptian por um assassino de Darkseid, e muitos super-heróis, incluindo Superman, também são exterminados. No entanto, é revelado cinco anos depois que a consciência de Lois foi mantida viva por seu pai, Sam Lane, e transferida para o corpo do Tornado Vermelho, um robô que tem a habilidade de controlar o vento e criar ciclones. Ela se junta a alguns novos heróis para continuar lutando na guerra e eles acabam travando uma batalha com o que eles pensam ser um Superman que sofreu uma lavagem cerebral e conseguiu sobreviver. No entanto, eles descobrem que ele é na verdade a versão do Bizarro da Terra 2. Lois o ataca com um ciclone e o destrói.

Durante a batalha, Lois e outros encontram Val-Zod, um Kryptoniano que estava escondido em uma cela sob Arkham. Depois de convencê-lo a unir forças com eles, Lois treina Val-Zod para usar seus superpoderes e ele eventualmente assume o papel do novo Superman da Terra 2.


Lanterna Verde - Tangent Comics: Contos do Lanterna Verde #1

Em 1997, a DC apresentou um novo universo de personagens com a série "Tangent Comics". A ideia básica era pegar os nomes de todos os personagens pré-estabelecidos e jogar tudo fora, recriando esses mesmos personagens do zero. Cada um agora tinha uma nova identidade e história de origem. O  Lanterna Verde era agora uma mulher que carregava uma lanterna verde que usava para trazer os heróis de volta dos mortos. Quando o primeiro quadrinho Tales of the Green Lantern foi lançado, incluía três histórias de origem possível, uma das quais envolvia a identidade secreta de Lois Lane.

A versão desta história de Lois Lane foi uma arqueóloga que trabalhou para o bilionário Booster Gold, explorando uma área devastada nuclearmente na costa da Flórida. Lá, ela se depara com os Sea Devils, um grupo de formas de vida mutantes que habitam a área. Lois tenta protegê-los, mas é morta por Gold. Seu corpo é então levado para um castelo subaquático e trazido de volta à vida como a Lanterna Verde.

adaptado SR