Foi lançado nesta terça-feira (2) o Episódio 2, Ato 2 de Valorant. O destaque da atualização é Astra, nova agente da função controlador. Nascida em Gana, a personagem usa energia cósmica para criar armadilhas, causar lentidão e concussão aos inimigos. A primeira vista pode parecer complicado, mas para quem gosta de pensamento tático, é uma ótima opção de agente. Conheça, a seguir, as habilidades de Astra, e veja dicas e truques para jogar com a agente de Valorant.


Trailer

Assim como sempre, você não perde nada:



Habilidades


Pulso Nova (Q)

Astra posiciona Estrelas na Forma Astral (X), e quando ativa uma delas, cria um Pulso Nova. Este pulso carrega por um breve período e depois explode, causando concussão a todos os jogadores na área.

Nebulosa (E)

Astra posiciona Estrelas na Forma Astral (X), e ao ativar uma delas, transforma a estrela em uma Nebulosa (fumaça). Utilizar F em uma estrela faz ela se dissipar, retornando a estrela para ser posicionada em outro local após um período de tempo. Dissipar forma uma breve nebulosa falsa na localização da estrela antes de retornar.

Poço Gravitacional (C)

Astra posiciona Estrelas na Forma Astral (X), e se ativar uma delas, formará um Poço Gravitacional. Os jogadores na área serão puxados em direção ao centro antes dele explodir, deixando frágeis todos os que estiverem presos no centro.

Forma Astral / Divisa Cósmica (X)

Usando o X, Astra entra na Forma Astral e pode posicionar Estrelas com o disparo primário. As Estrelas podem ser ativadas e transformadas no Pulso Nova, Nebulosa ou Poço Gravitacional. Quando a Divisa Cósmica estiver carregada, Astra utiliza o disparo secundário na Forma Astral para começar a mirar, e depois o disparo primário para escolher dois locais. Depois disso surge uma Divisa Cósmica Infinita, que conecta os pontos selecionados e bloqueia disparos, além de abafar muito o som.


Jogabilidade


Um time com Astra deve usar os truques da agente para obter vantagem. Ela é responsável por cortar rotas importantes, e criar a grande oportunidade para os aliados atacarem.

A forma mais eficiente de fazer isso é com o Poço Gravitacional. Colocar ele em um chokepoint* irá arrastar os inimigos para um lugar, e alinhar eles para serem abatidos um por um. Tanto a Torre A quanto a janela do meio no mapa Haven são exemplos disso.

Sua ultimate, entretanto, é que possui a utilidade real. Ela pode cortar seções do mapa, desviar as balas para manter os aliados seguros durante o plantio ou desativação do Spike, além de abafar o som. Se você está no time inimigo e é forçado a atravessar a parede violeta criada pela ult, estará arriscando tudo.

(*Chokepoint, ou ponto de estrangulamento, é uma rota estreia que dá passagem para outro ponto do mapa)


O porém


Quando Astra acessa sua forma astral, ela permanece parada em um lugar sem visão do inimigo - o que a torna um alvo fácil. Certifique-se de ter uma equipe comunicativa ou encontre um local seguro para posicionar suas estrelas, caso contrário, o perigo é real.

Além disso, ela causa muito pouco dano. Se você não tiver um dedo no gatilho rápido, pode sentir que não está fazendo nada no jogo. Paciência é fundamental, mas se isso não se encaixar no seu estilo de jogo, pode demorar um pouco para se acostumar com ela.


E aí?


O Astra é ideal para jogadores que não se incomodam de ficar em segundo plano, e pensar taticamente. Seu kit de habilidades é bem recompensador, mesmo que não seja na forma de mortes e disparos rápidos. E é uma satisfação saber que você ajudou sua equipe a alcançar a vitória.