Os finlandeses do Sonata Arctica anunciaram nesta quarta-feira (31) o primeiro álbum acústico da carreira. Acoustic Adventures - Volume One será lançado em outubro deste ano via Nuclear Blast, com a sequência chegando em 2022.

Tony Kakko, vocalista da banda, comentou a novidade:

Esta forma acústica do Sonata Arctica vem lentamente tomando forma há anos. A primeira manifestação dela, além das poucas versões acústicas de músicas lançadas ao longo dos anos, foi a Acoustic Adventures Tour em 2019, que provou ser um grande sucesso, gerando a ideia de ter essas músicas gravadas e lançadas em um álbum. Ou dois álbuns, pelo menos para começar. 

Nossas músicas sempre foram baseadas em belas melodias, o que torna muito fácil de transformá-las na forma acústica. Espero que você ame esses álbuns tanto quanto nós. Há muitas, muitas músicas que tivemos que deixar de fora do Volume Um e Volume Dois, então nada me agradaria mais do que adicionar mais alguns volumes no futuro. Estou ansioso para ver vocês em turnê novamente o mais rápido possível!

Para promover o álbum, o Sonata Arctica espera realizar a turnê Acoustic Adventures MMXXI entre outubro e dezembro de 2021. Já faz tempo desde que Tony Kakko & cia não são vistos ao vivo, sem subir aos palcos desde 2019. A turnê irá correr 17 cidades europeias, com apoio da banda sueca Eleine, que também irá apresentar um set acústico. Veja, abaixo, o pôster da turnê: