O Universo Gambiarra lançou online as primeiras micro-HQs e contos da série “Prelúdios do Grande Massacre da Glória” no Instagram. A série online terá publicação quinzenal e conta os dias e movimentos que antecederam “O Grande Massacre da Glória”, história que será narrada na graphic novel inédita a ser lançada no segundo semestre de 2021. As HQs e os contos dão sequência à distopia cyberpunk nacional.

O projeto nacional transmídia ambientado em um hiper-presente do Rio de Janeiro, “Gambiarra” começou com o curta “O HD de Espadas” (2019) e a HQ “O Acionista” (2019). O Universo Gambiarra é uma criação de Gustavo Colombo e Erik Hewitt (que também assinam os roteiros de todas as publicações). A nova série vai trazer 15 contos e 15 micro-HQs com arte de diversos desenhistas brasileiros. Já estão no ar episódios com ilustrações de Helena Rogihstein (“Um Passo Atrás”), Amilton Macedo (“Peruano”) e Rafael Cruz (“Camarote”). O próximo - “Brodagem” - terá desenhos de Gustavo Almeida.

“Estamos empolgados com esse lançamento porque o “Grande Massacre da Glória” é um dos acontecimentos ‘marco’ da linha do tempo do Universo Gambiarra”, explica Gustavo Colombo. O roteirista vê a relação entre o universo cyberpunk e o Brasil contemporâneo: “Eu e o Erik criamos este marco há uns seis anos como total distopia, só que ele parece cada vez mais realista neste Brasil fundamentalista e polarizado de hoje”.

A série de HQs e contos é produzida com recursos do Prêmio a Projetos de Fomento à todas as Artes - Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.


Mídias sociais do Universo Gambiarra



Ficha Técnica da série de micro-HQs “Prelúdios do Grande Massacre da Glória”

Criação e roteiro: Gustavo Colombo e Erik Hewitt
Direção de Arte: Guilherme Ripardo
Produção: Marcela Baptista e Eduardo Lurnel
Empresas produtoras: Cinema Petisco, Akom Studio e Pé de Moleque Filmes.