Imagem: Divulgação

Chegamos na última função do nosso guia de rotas do Wild Rift, e agora, é a vez de falarmos de uma das rotas que mais impacta o game, conforme você aprende a desempenhar melhor seu papel. O Suporte inicialmente vive na bot lane ao lado do seu ADC, com o tempo, ele ajuda o time e pensa jogadas, garante visão para objetivos e mais. Se você quer começar no game com um pouco menos de preocupação, vem comigo.


A Cola

O Suporte é o melhor jogador para uma equipe completa em comunicação. Eles são responsáveis ​​por controlar a visão, proteger o ADC e apenas fazer todas as pequenas coisas para ajudar sua equipe a vencer. Como suporte, você não terá a glória de altas pontuações de mortes (depende), mas pode fazer grandes jogadas com engages nos combates, controle de grupo e facilitando pro seu ADC finalizar os oponentes.

 

Faz Tudo

A função de Suporte tem tudo a ver com garantir que tudo corra bem para sua equipe. Você ajuda a facilitar o controle da visão, protege seu ADC e fornece controle de wave. Você não será aquele que carregará sua equipe com alto número de kills (se bem que um bom Suporte também se torna mestre em roubar kill do ADC), roubos de objetivo com uso de Smite no clutch, mas você será aquele que permitirá que seu ADC consiga aquele Quadra-kill e será aquele que criará a visão que permitirá ao seu Jungler fazer aquele roubo.

Se você não vai gostar do jogo se não estiver conseguindo uma grande quantidade de mortes ou farm, é melhor escolher outro papel. Se simplesmente vencer é o suficiente, o Suporte é uma ótima escolha.

 

Agindo no radar


Como um Suporte, seu jogo freqüentemente ficará em segundo plano porque você não é pessoalmente responsável por uma rota solo ou por farmar e adiantar seus itens. Suas ações meio que ficam em segundo plano, então se você jogar mal, não será tão perceptível quanto os outros papéis. O outro lado é que, quando você joga muito bem, seus companheiros (talvez seu ADC), provavelmente não notarão tanto em comparação a quando outro papel que aparece em destaque.

 

Agindo fora do radar

Por outro lado, quanto mais você entende sua função, domina um campeão e começa a entender o roamaing, nem que seja o básico de atuar no bot e no mid, você começará a agir como um ninja. Um suporte que não é visto no mapa quando realiza roaming, é um elemento extra muito perigoso para o time adversário.

Como no Wild Rift o sistema de wards (visão) está presente, boa parte do seu roaming será caguetado, contudo, você estará limpando a visão inimiga de campo e aumentando a visão do seu time com suas wards.

Eis que surgem 2 Suportes em uma moto...

Por mais que inicialmente você comece ao lado do ADC, você é companheiro de rota dele e encontra as oportunidades para que ele consiga uma kill e cresça na frente do rival. Ou seja, você joga com ele, mas não necessariamente joga por ele pois você não é babá de atirador. Se ele tem instinto suicida na rota, mantenha-se vivo e após a fase de rota (quedas das tier 1) ajude mais o personagem mais forte do time, mesmo que não seja seu ADC.


Os Campeões Suporte


Como Suporte é uma das funções menos populares, dificilmente você não conseguirá atuar na rota. Contudo a função tem diversos meios de serem jogado devido a variação de campeões. Magos, controladores, protetores, tanques, Bardo, algum desses estilos combinará com sua forma de jogar.

Você quer viver mais e ser a barreira do time? Tanks e protetores como Leona e Braum são opções interessante. Quer causar terror psicológico na lane? Blitz e Nautiluz são nomes bons por puxarem o inimigo. Curar? Soraka está ai por exemplo. Vamos ver melhor os tipos e exemplos de campeões:

Escudos / Curas

Esses campeões preenchem os espaços mais tradicionais da classe Suporte nos jogos. Eles protegem, curam e reforçam seus companheiros de equipe, então, se você está acostumado a jogar com o curandeiro em outros jogos, esses campeões se encaixarão naturalmente nos seus instintos que está acostumado.

  • Lulu
  • Nami
  • Soraka

Tank

Esses campeões quebram o molde do Suporte frágil - esses são vanguardistas musculosos que são guarda-costas ou engajadores ideais que têm uma grande presença no Rift. Eles não produzirão uma tonelada de dano, mas em vez disso, usarão um poderoso controle de grupo para iniciar ou proteger seus aliados.

  • Braum
  • Leona
  • Tahm Kench

Dano / Poke

Só porque você é um Suporte, não significa que você não tem permissão para causar danos pesados! Esses campeões têm feitiços de AP de longo alcance que podem intimidar o bot lane inimigo durante o início do jogo.

  • Karma
  • Sona
  • Zyra

E assim chegamos ao fim dos Guias do Wild Rift. Caso tenha perdido algum clique e confira:


Não seja babaca com as pessoas no game e boa diversão no Wild Rift.