Imagem: Divulgação

Na segunda parte do guia do League of Legends - Wild Rift trouxemos explicações e dicas para quem for se aventurar como top laner no game, agora, vamos falar sobre a selva e como é a vida do jungler caso pense em iniciar essa carreira no mobile. Vamos conhecer os detalhes da selva e como a rota impacta seu time e o game.


Selva o local dos estrategistas aventureiros

Ao assumir a selva como sua rota você assina um termo no qual toda sua família, em especial sua mãe, serão constantemente homenageados de forma pejorativa a cada gank não dado ou objetivo perdido. Se for sua primeira vez em um MOBA a selva será um local que exige muito, afinal, você deve estar atento ao minimapa observando tanto seu lado quanto o do inimigo.

O jungler junto com o suporte ditam o ritmo do jogo onde um duo nessas funções conseguem organizar a jogada (suporte) e executar (jungler). Obviamente os movimentos dele podem receber ajuda de outros membros do time. Quando adquirir uma boa experiência na função, você será capaz de executar e coordenar bem seu time mesmo que jogo sozinho.

Farmar sua selva, roubar a selva inimiga quando possível, garantir Arauto, Dragão, Barão e pick-offs são algumas das suas obrigações. Ah, as vezes pode ser que sobre para você derrubar as torres que seu time se recusa a destruir por ir atrás de kills...


O Maestro

Por mais que com o tempo você vai entendendo as responsabilidades de um jungler, que no mobile é mais exigido, existe um lado bom também. Jungler é bastante interessante porque é um dos papéis mais simples mecanicamente, mas pode ser o mais exigente mentalmente. 

Você não terá que se preocupar com o last-hit como nas outras lanes, mas terá que ter uma quantidade incrível de conhecimento de jogo e bom senso.

O Jungler dita o ritmo do jogo, criando ação como você achar melhor. Se você quiser ajudar as rotas a  "snowbolar", defendê-las ou ignorá-las, isso depende de você!


Estratégia e pathing

Os pontos de gank e de objetivos principais pro Jungler

Como um Jungler, você tem a tarefa de fazer mais planejamento, mas isso também significa que você tem mais liberdade. O jogo começa na seleção do campeão e na tela de carregamento para você, porque você planejará seus movimentos de pathing (seu caminho pela selva e rotas) com antecedência. Você define o ritmo e decide onde pode causar o maior impacto.

Você pode acampar em uma rota durante todo o jogo, passar o tempo tentando ajudar onde puder ou até mesmo se concentrar em preparar o jogo para o late game. Ter toda a liberdade do mundo também pode ser um fardo, pois você pode ter companheiros de equipe implorando para que você os ajude. Os Junglers devem ter paciência, porque você pode ser (e será) culpado quando as coisas dão errado em suas rotas aliadas (felizmente, você tem um botão de mutar as mensagens, sogra desce).

Os Junglers devem ter boa intuição e sensibilidade para o game, porque há muitas coisas que eles precisam controlar. Eles têm que rastrear os movimentos do Jungler inimigo, entender o estado de saúde dos laners, os tempos de cada objetivo, dos campos da selva e assim por diante...


Conheça a si mesmo

Junglers têm o luxo de não ter que aprender a mecânica do boneco em cima da hora, mas eles vão ter que aprender muito mais do que as outras rotas. Como mencionamos anteriormente, você tem a tarefa de compreender o estado do jogo e saber o melhor lugar para gankar.

No final das contas, você não deve apenas entender o que o Jungler inimigo está procurando fazer, mas também como todos os campeões de sua equipe interagem com seus oponentes para tomar as melhores decisões possíveis.

Picos de energia, controle de multidão e potencial de dano são fatores que você deve entender em todo o mapa. Se você souber menos do que seu inimigo, você basicamente estará entrando às cegas e colocando seu time em desvantagem.

E calibre seu smite/punir/golpear para não perder ou roubar objetivos no mapa.

Aos novatos fica uma leve dica de pathing para começar a pensar a sua rota. Observe se seu campeão utiliza mana para atacar, comece seu pathing pelo Blue, realize os campos ao redor dele e parta para o Red e os campos aos redores. Terminando seu campo e comprando seus itens, verifique onde você pode gankar ou se o caminho está livre para um objetivo como arauto ou dragão. 

Após isso você vai começar a rodar seus campos novamente, mas agora, a cada lado feito, pode tentar um gank em uma rota próxima.


Os Campeões da Selva

Imagem: Divulgação

As opções de campeões para o Jungler está cheia de possibilidades de engage e mobilidade, e você pode escolher se você quer jogar como carregador de dano ou como apoio ao time. Há uma boa mistura de tanques, assassinos, lutadores e até alguns poucos como Túmulos / Membros. Junglers como Kayn, Zac e Nidalee têm algumas opções de movimento únicas que permitem que você acerte de diferentes ângulos enquanto Junglers como Evelynn, Shaco e Rengar prosperam no caos.

Engagers

Esses Junglers se destacam em começar as lutas com o CC sendo seu ponto forte para "colar" em um inimigo. Eles geralmente podem atacar de longe e em ângulos complicados para pegar seus oponentes desprevenidos.

  • Amumu
  • Sejuani
  • Zac

Snowballers

Se você quiser tornar o jogo uma bola de neve por meio de ganks e invasões implacáveis, esse tipo de campeão merece sua atenção. Este é um tipo de jogo mais arriscado, mas pode valer a pena se você tiver a habilidade e a coragem.

  • Kha'zix
  • Lee Sin
  • Rengar

Jungler de apoio / interrupção

A função Jungler oferece algumas opções muito exclusivas / incomuns. Esses campeões oferecem maneiras interessantes de atrapalhar a selva inimiga, ao mesmo tempo em que dão muita utilidade às suas equipes.

  • Ivern
  • Nunu

Farm

Quer continuar o jogo final sem ter que se preocupar com o último acerto? Esses Junglers intensivos em farmar podem custar a você o início do jogo, mas se tornarão monstros à medida que acumulam recursos.

  • Kindred
  • Mestre Yi
  • Shyvana

Se você quiser jogar o game como se fosse uma partida de xadrez, ser Jungler é para você. Esqueça a bobagem de ter que acertar last hit e trocar na lane, você assume o controle do jogo com sua tomada de decisão e simplesmente engana seus oponentes. Você tem a responsabilidade de acompanhar o objetivo e os tempos dos campos para estar no lugar certo na hora certa. É também uma das melhores funções para desempenhar com seus amigos, pois você pode coordenar com eles e ficar em sincronia, ao menos no pré-game.

adaptado Mobalitycs