O League of Legends Wild Rift está chegando ao Brasil com seu beta aberto previsto para chegar no dia 29 de março para Android e iOS. Após na primeira parte do nosso guia de escolha de rota darmos uma visão geral e apresentação das rotas e alguns campeões que atuam ali, vamos começar a explorar melhorar cada uma partindo do Top.


Top Laner - O Lobo Solitário

Para você que ama ficar em combate ou apenas não quer companhias, a rota do topo é extremamente atrativa para você. O local que é visto como um xadrez, afinal, você deve permanecer vivo, solar seu inimigo, deixar sua torre em pé e ajudar seu time ou derrubar todas as torres da sua rota, mas como fazer tudo isso? Essa experiência vem com suas tomadas de decisão constantes.

O Top é uma rota solo separada de outras funções porque é a mais isolada do resto da ação do mapa. No início de uma partida normal, as coisas tendem a acontecer mais para o lado inferior devido às disputas de dragão. Claro, você pode ter uma luta ocasional no Rift Herald (Arauto), mas mesmo assim, é provavelmente apenas uma a duas vezes no máximo por jogo.

À medida que o jogo avança, os Top laners costumam fazer a transição para splitar, dividir do time e derrubar torres em outras rotas, de modo que costumam ficar separados durante a maior parte da partida até se agruparem para as batalhas do Barão e as lutas de equipes no final do jogo.


Menos preocupação com o mapa

Ficar isolado do resto do mapa significa que você não terá que prestar muita atenção ao que todos os outros estão fazendo, seu foco está principalmente em vencer sua rota. Isso se aplica tanto em um sentido prático quanto teórico.

Em termos de outras funções que chegam à sua rota durante o início do jogo, é assim que funciona:

  • Normalmente os Junglers (você pode esperar ver pelo menos um gank ou dois de ambos os lados, mas pode haver jogos em que não haverá nenhum se a ação focar fortemente para o meio / bot);
  • Ocasionalmente, os Mid laners;
  • Quase nunca os Bot laners.


Eventualmente, você vai querer aprender sobre os campeões que você encontra frequentemente em outras funções, mas Top é ótimo principalmente para jogadores iniciantes porque simplesmente há menos campeões com que se preocupar, já que você lidará principalmente com Junglers e Top laners inimigos.


Lembra um jogo de luta

Os Junglers podem vir visitar, mas na maioria das vezes, você estará em uma situação de 1v1 durante a fase de rota. Se você gosta de combate 1v1 e todas as suas facetas, como jogos mentais, troca e zoneamento, isso pode ser atraente - afinal, Top é a rota mais longa, então você tem muito espaço para jogar. Se você for bom, pode ser capaz de dominar sozinho uma lane e transformá-la em uma vantagem com a qual você pode levar o resto do jogo.


Prós e Contras

Ficar isolado é uma enorme situação de 50/50, afinal, caso você jogue bem, cresça, construa vantagem em cima do seu adversário, caso o seu time esteja jogando mal, toda sua vantagem terá sido em vão. Caso o time esteja indo bem, sua vantagem impactará nas lutas de time.

É muito comum no LOL, e isso deve acontecer de forma adaptada no Wild Rift, de um dos top laner destoarem muito dos demais do time e se tornarem aquele monstro a ser detido, contudo, muito difícil de ser abatido. Ele se torna um boss na partida.


Tipos de Campeões Top Laner


No geral, a rota superior envolve tanques e duelistas com capacidades split-push. Existem muitas opções de combate corpo a corpo e alguns campeões de longo alcance, com AD (dano físico) e AP (dano mágico) à sua disposição, dependendo de suas necessidades de estilo de jogo. Aqui estão alguns exemplos das diferentes formas que os Top laners podem assumir:

Tanques

Em quase todas as composições, há um ou dois tanques segurando a linha de frente como paredes intransponíveis protegendo seus amigos "mácios".

Se você gosta de proteger seus companheiros de equipe, sendo quase impossível de te matarem e utilizando poderosas habilidades de controle de multidão, considere escolher campeões como:

  • Maokai
  • Malphite
  • Ornn


Duelistas

Esses campeões se destacam nas condições isoladas de 1x1 que é o mais comum de acontecer na Top Lanea - se você dominar sua disputa de lane, muitas vezes terá uma boa chance de levar o jogo sozinho.

Os duelistas têm altos limites de habilidade e geralmente têm combos e truques que você terá que aprender para usar seu potencial.

  • Fiora
  • Jax
  • Riven

À distância

Se os aspectos da rota superior parecem atraentes para você, mas você não gosta de jogar com campeões corpo a corpo, não se preocupe! Você tem várias opções para AD / AP, dependendo do que sua equipe precisar escolher. Aqui estão alguns exemplos:

  • Jayce (AD)
  • Quinn (AD)
  • Kennen (AP)
  • Teemo (AP)

Para você que estava pensando de jogar Wild Rift e se tornar um top laner, essas são as informações que você precisa saber para iniciar essa jornada. Com o tempo de jogo e domínio de personagens, você melhorará e começará a encontrar oportunidades conforme aprender a olhar o mapa.

adaptado Mobalitycs