O fim de março está marcado para ser o lançamento oficial do beta brasileiro do Wild Rift, o League of Legends mobile para Android e IOs. Como o game vai atrair jogadores curiosos do PC, mas principalmente jogadores interessados no LOL mas condição de jogar no PC, ou, uma boa turma que vai migrar de outros games para cá, vamos te ajudar a escolher uma rota para jogar e dar sugestões de personagens para as mesmas.


MOBA se joga em equipe

Para os curiosos que vão se aventurar em League of Legends Wild Rift vamos primeiro passar a ideia básica sobre MOBAs. Multiplayer Online Battle Arena é literalmente como diz na sigla, uma arena de batalha online entre jogadores. O mais comum é termos times de membros em cada lado, e, com cada herói tendo uma rota para cuidar.


Cada rota possuí suas particularidades e isso pode influenciar sua escolha ou sua forma de jogar. O mapa é composto por três rotas: Topo, Meio e Bot; junto dessas rotas temos a Selva que cobre todos os demais espaços do mapa. Falamos de quatro locais mas falamos de cinco jogadores, falta algo? Na botlane ficam dois jogadores e você entenderá mais abaixo.

As rotas principais possuem três torres cada, e elas, devem ficar de pé o maior tempo possível. Por outro lado, você deve derrubar as torres inimigas, e assim, abrir caminho até a base deles e derrubar o Nexus para garantir a vitória.

Topo: o xadrez dos brutos

A Rota do Topo (Top lane) é o local onde ficam em sua grande maioria personagens mais duelistas ou tanks. Escolher o topo o fará ser o lobo solitário do time e isso para novatos pode ser um duro aprendizado, e que rende frutos ao estilo Gohan criança treinando com o Piccolo para a chegada dos Saiyajins. 

Para veteranos, jogar no topo garante uma torre intacta por muito tempo e a chance de impactar para a vitória do time. De modo geral nos MOBAs a primeira torre do Topo (Tier 1) demora mais para cair pois elas possuem uma resistência maior a dano.

Um top laner regular será responsável por não morrer muitas vezes na fase de rotas (equivalente aos seis primeiros níveis do time e queda das primeiras tier 1) e conseguir abrir caminho splitando (se dividindo do time para derrubar torres).

Sugestões de campeões para a rota: Malphite, Orn, Fiora, Jax, Jayce e Teemo.


Selva: o culpado de tudo ou o maestro

Se aventurar na selva não é algo muito indicado para iniciantes baseado em nossas experiências e te digo o por quê o Jungler e o Suporte são os papéis que precisam estar atentos ao mapa inteiro e sim, isso significa seu lado e o do inimigo. O motivo disso é que o Jungler executa jogadas para dar vantagens ao time, quanto maior o nível de habilidade dos jogadores, o Suporte participa junto.

É como se um dissese "bora matar o mid e fazero dragão?" e o outro avalia a situação, prepara a visão e decreta "bó!!.

O jungler será o responsável em executar o ritmo do jogo do time. Ele crescendo matando os monstros da sua selva, da selva inimiga e os monstros neutros como aralto, aranguexo, os dragões e o barão. Ele também cresce normal, assim como os outros, caso elimine minions ou campeões inimigos.

Em resumo, um bom jungler terá visão para dar bons ganks (auxiliar companheiros para derrotar o seu rival da rota), garantir objetivos na surdina, e os mais ousados, atrasar o seu jungler rival.

Sugestões de campeões para a rota: Amumu, Sejuani, Master Yi, Shivana, Lee Sin e Rengar.


Meio: o onipresente

Parece ser um instinto comum, ou quando o jogo meio que te induz a isso, mas jogadores novos possuem uma tendência de começarem a explorar um MOBA sendo responsável pela rota do Meio (Mid Laner). Pensando que novatos não rotacionam pois ainda não aprenderam, ir e voltar em linha reta enquanto mantêm sua torrer em pé, sempre vai parecer algo altamente lucrativo!

Mas conforme ele aprende mais e melhora, a vida começa a mostrar que um mid laner na verdade será um SAMU, enquanto Topo e Bot, são locais com acidentes automotivos constantemente. "Nossa, por que essa comparação?" O mid laner terá de limpar sua rota o mais rápido possível e escolher entre ajudar a pressionar top tornando 2x1, ou, descer o rio até o bot e tentar ganhar vantagem no 3x2.

As vezes, o jungler vai junto e aumenta a chance de uma jogada incrível, tanto quanto uma mulice surreal.

O mapa de calor do mid laner será o mapa todo. Campeões que limpem rápido os minions da sua rota, ganham vantagem para auxiliar o time, ou mesmo, tentar vencer os x1 da sua rota. Ao escolher por jogar aqui, lembre de se manter vivo, limpar rápido sua rota e começar a fixar a ideia de ajudar uma das rotas.

Sugestões de campeões: Ahri, Lux, Anivia, Aurelion Sol, Twisted Fate, Orianna.

Atirador: o poder de fogo do time

Uma das rotas mais comum para se iniciar é no bot sendo o atirador, mais popularmente chamado de ADC (Advanced Damage Carry, em bom português: a mula responsável por causar dano). Atiradores de modo geral são simples de se utilizar e requer um pouco de noção de posicionamento, algo que, sendo novato dificilmente você terá.

Um bom atirador será um dos últimos a morrer nas lutas entre os times e estará sempre se posicionando atrás do seu Suporte, do tank do time, ou mesmo atrás do time. ADC são também conhecidos como "canhão de vidro" pois causam muito dano, em contrapartida, podem morrer com um ataque só.

Caso comece a se aventurar na função lembre-se sempre de trabalhar junto com seu Suporte e atacar quando estiver com vantagens, caso contrário, você se tornará a mula do time e não o herói das team fights.

Sugestões de campeões: Ashe, Sivir, Jynx, Kalista, Caytlin, Ms Fortune.

Suporte: a mãe do time

E chegamos na última rota e uma das mais injustiçadas. Iniciar como suporte é ter em mente que você terá uma criança mimada chorando ao seu lado, o ADC. Um suporte novato aprende o game ajudando o atirador. Um suporte mais experiente ganha asas e passa a ajudar o time em romaing (se movimentando pelo mapa).

O suporte não tem uma responsabilidade em farmar minions, contudo, ele se torna responsável por dar visão ao time seja para fazer objetivos como o dragão ou para não serem surpreendidos por ganks inimigos no bot.

Como suporte você será o cabeça das jogadas, e sendo assim, você se torna o maior responsável em ver a brecha dada pela mula (ADC) inimiga e junto com seu atirador, ambos atacarem ele e ignoraram o suporte rival, caso esse não tenha alguma habilidade para deixá-los presos como Morgana e Lux por exemplo.

Sugestões de campeões: Lux, Morgana, Malphite, Soraka, Leona, Lulu.

Nessa primeira parte do guia vimos uma apresentação geral das rotas. Nas próximas partes iremos explorar melhor cada rota. Caso tenha dúvidas que possam ser exploradas no guia, deixe seu comentário.