Roblox comemora 15 anos em 2021, e continua firme e forte graças a base de usuários que cresceu acima das expectativas em 2020. Disponível para PC, Android, iOS, Xbox One e Xbox Series X/S, é possível escolher entre mais de 40 milhões de jogos disponíveis, a maioria gratuita. Os servidores suportam entre seis e 30 jogadores, com opção de lobbies privados. Existem jogos singleplayer, mas devido a natureza social da plataforma, a grande maioria é de MMOs.


Mas Bruna, não tem Roblox para Nintendo Switch ou PS4 ou PS5? Não. Um port para PS4 foi citado em 2016, mas o projeto nunca avançou. Os jogadores até podem acessar o Roblox pelo navegador do PS4, embora sem suporte oficial da Sony.

Dito isso, vem a dúvida: como escolher os melhores jogos de Roblox? Se você já criou a sua conta grátis no site oficial, e baixou o aplicativo para sua plataforma de escolha, é só conferir a primeira parte da lista.


1) Adopt Me!



Facilmente o RPG mais jogado da plataforma, em Adopt Me! você assume o papel de um pai/mãe adotivo ou filho(a) adotivo, e cuida das necessidades diárias ao estilo The Sims. Entrando no quarto ano o foco do jogo mudou, e atualmente o grande atrativo são os pets colecionáveis.

Adopt Me! tem atualizações semanais e evento de tempo limitado numa frequência regular, com alguns crossovers divertidos como Scooby-Doo. Uma vez que o jogo é voltado para um público mais jovem -como a maior parte do público do Roblox- ele contém microtransações, em especial voltadas para recursos dos pets.


2) Jailbreak



Tecnicamente classificado como um jogo do tipo Tom & City, Jailbreak atualmente é uma versão bem mais amigável de GTA Online. No game os jogadores podem assumir o papel de policiais ou ladrões, com pilotagem e assaltos (para os ladrões), ou incursões (para os policiais), e apartamentos cheios de loot ilícito.

Atualmente na terceira temporada de conteúdo, a popularidade do Jailbreak gerou receita para os criadores que agora estão usando para bancar os custos da universidade. Para quem quiser um jogo GTA-esco no Roblox, remanescente de LEGO City Undercover (ou do LEGO Island original), eis uma boa opção.


3) Murder Mystery 2



Murder Mystery 2 é um dos principais jogos de horror no Roblox. Um jogador por round assume aleatoriamente o papel de assassino, e outro o papel de xerife. Até 10 jogadores são os inocentes. Cada um tem suas regras para vencer: o assassino deve eliminar todos antes de ser pego pelo xerife; o xerife deve identificar o assassino e encerrar os crimes; os inocentes devem sobreviver, e podem ajudar na investigação do xerife.

Com a popularidade de jogos ao estilo Among Us, Murder Mystery 2 continua sendo um dos títulos mais visitados no Roblox. Ele é jogado em rounds curtos, e tem alguns add-ons pagos - incluindo a opção de criar servidores privados por 10 Robux (o dinheiro do jogo comprado com dinheiro real)


4) Welcome to Bloxburg



Welcome to Bloxburg é outro jogo Tom & City inspirado em The Sims. Ele possui bastante do que você encontra no gênero de simuladores: seu personagem pode arranjar um emprego, viver uma vida preguiçosa saindo com os amigos ou procurando aventuras no universo do game. Ele também possui um modo construção que recebeu elogios especiais. 

É importante dizer que Welcome to Bloxburg é um dos poucos jogos no Roblox que são pagos. O game custa 25 Robux, mas a quantidade mínima de Robux que você pode comprar é 400 - que sai por US$ 4,99 (R$ 27,79). Existe ainda uma pequena quantidade de add-ons para comprar, que em sua maioria introduzem ferramentas de construção mais variadas e flexíveis.


5) Royale High



Royale High está na tag de jogos de aventura, mas na prática é um RPG de fantasia. Você controla um estudante de uma família nobre com poderes, e o objetivo é equilibrar a socialização com os outros x estudar para subir o nível do seu personagem. Notas melhores resultam em mais dinheiro do jogo, que podem ser gastos em itens cosméticos. Existe ainda um largo universo para explorar fora da escola.

O jogo tem uma rotação regular de eventos e atualizações. Você também pode montar um servidor privado por 100 Robux.