Após relatórios recentes sobre a E3 deste ano, a Entertainment Software Association confirmou as datas para a E3 2021, bem como detalhes sobre como será o evento deste ano. O show será de fato conduzido em um ambiente totalmente virtual, como quase todos os grandes eventos de jogos foram no ano passado, e acontecerá de 12 a 15 de junho. A ESA também confirmou algumas das empresas que se comprometeram a comparecer à feira, embora haja alguns nomes notavelmente ausentes na lista que vimos até agora.

Uma promessa da ESA feita há alguns dias dizia que veríamos mais informações sobre a E3 2021 logo após alguns relatórios alegarem que o evento poderia estar, pelo menos parcialmente, por trás de um acesso pago. O acesso aos eventos da E3 no passado eram geralmente dividida em níveis que ficavam mais caros à medida que mais vantagens eram envolvidas, mas a ESA confirmou em seu anúncio na terça-feira que o evento será gratuito para todos, sem menção a quaisquer elementos pagos ou premium neste período.


Embora ainda não tenhamos visto uma lista completa de pessoas e empresas que estarão presentes, a ESA compartilhou uma lista de “compromissos iniciais” de várias empresas de grande nome. Nintendo, Xbox, Capcom, Konami, Ubisoft, Take-Two Interactive, Warner Bros. Games e Koch Media disseram que planejam estar no show. 

Essa lista por si só pode incluir jogos originais de Xbox e Nintendo, games da série Resident Evil e Monster Hunter, o que quer que a Konami esteja trabalhando no momento, o vasto catálogo da Ubisoft, e talvez se as pessoas tiverem sorte, algo da série Grand Theft Auto.

Contudo existem alguns nomes ausentes na lista até o momento como Blizzard, Square Enix, Electronic Arts e notavelmente PlayStation são alguns que aparentemente não se comprometeram a estar presentes na E3 2021. 

No entanto, todas essas empresas adotaram o formato de apresentação digital no ano passado e estão conhecidas por realizar seus próprios eventos com frequência suficiente, então é uma suposição segura de dizer que ainda teremos notícias deles em breve, mesmo que não seja sob o guarda-chuva da E3.

A ESA também confirmou que ainda planeja realizar um evento presencial no próximo ano, quando a E3 2022 estiver em andamento, mas para a E3 2021, tudo será realizado virtualmente.

via CB