Marcel 'MontanaBlack88' Eris, streamer alemão com mais seguidores na Twitch, diz que não tem outra opção a não ser deixar o país após novas leis de transmissão e aumento de impostos no país. 

Ao mesmo tempo o streamer com mais subs na Twitch, MontanaBlack é um criador de conteúdo extremamente popular, com mais de 3,7 milhões de seguidores na plataforma.

Ele é o streamer alemão mais popular com folga e o sexto streamer não falante de inglês mais seguido na Twitch.

No entanto, sua popularidade é parte do problema, já que as novas regulamentações alemãs sobre as transmissões, significa que ele agora enfrenta regras estritas, aplicadas a qualquer 'emissora'* que tenha em média mais de 20.000 espectadores.

*no caso qualquer tipo de transmissão, de TV ou não, com público acima dos 20.000 são taxados

MontanaBlack pode deixar a Alemanha

Conforme relatado pelo site alemão Heise, o “Tratado de Mídia do Estado contém novos regulamentos para transmissões ao vivo”, qualquer pessoa que tenha em média mais de 20.000 espectadores, será  exigido uma licença de transmissão.

Essas regras estão afetando outros streamers populares, incluindo Gronkh, Drachenlord e PietSmiet. Unge, um streamer com mais de 1 milhão de seguidores na Twitch, já deixou a Alemanha e agora está morando em Portugal.

Em sua live na Twitch, MontanaBlack também expressou raiva sobre os altos impostos, dizendo que o governo alemão estava "levando tudo embora". Ele diz que sente que “não tem outra opção”.

Ele explicou que embora se sinta forçado a deixar o país devido às regulamentações, não é uma decisão fácil, pois ele acaba de reformar sua casa. Ele também estava falando com um streamer alemão, Trymacs, que enfrenta um dilema semelhante.


Ele falou mais uma vez sobre o tema no Twitter, dizendo que não há pontos positivos para os regulamentos, mas alguns grandes pontos negativos.

Jogos com classificação +16 não podem ser jogados antes das 22h e +18 após 23h. Também é necessário que ele recrute um "oficial de proteção à juventude".


Ele termina afirmando que “Não posso escolher nada, sou forçado a fazer isso”.

As regras de licença de transmissão na Alemanha se aplicam apenas a transmissões de áudio ou vídeo que tenham "significado para a formação da opinião pública e individual". Isso não exclui o streaming de videogame.

Crucialmente, as emissoras devem ter uma média de 20.000 espectadores ao vivo para ser o assunto. Isso significa que se um streamer alemão fosse capaz de reduzir sua audiência média, talvez permitindo que seu streaming rodasse durante as horas de baixa audiência, ele poderia escapar das restrições.

De acordo com dados da Twitch, apenas três streamers alemães - MontanaBlack, Knossi e Trymacs - correm o risco de estar sujeitos aos requisitos de licença de transmissão.

No entanto, em um comunicado, as autoridades disseram que mesmo aqueles que não atendem aos requisitos para uma licença “também estão sujeitos a condições”. Uma porta-voz disse:

“A transmissão não licenciada não é uma transmissão de segunda classe. Está sujeito aos mesmos requisitos materiais - mesmo sem ter que passar pelo processo de aprovação mais complexo, por exemplo, para anúncios de marcas.”

Portanto, no geral, é um momento desafiador para ser um streamer na Alemanha e pode forçar alguns dos grandes nomes a mudar sua operações para outro lugar.

via Dexerto