O Wild Rift chegou e está indo firme e forte no Brasil, contudo e como era esperado, o game atraiu muitos novatos e alguns teimosos, pois sim, existe diferença entre ambos. E mesmo que você tenha visto nosso guia geral de rotas aqui e talvez esteja um pouco perdido, mas, deseja melhorar no game: vamos te ajudar mais uma vez. Só o ponto de procurar ajuda para melhorar, já é um grande passo para não ser a mula no rift.


Escolhendo e identificando a rota

As telas da partida ainda tem confundem? Vamos ajudar na identificação rápida. Lembrando que se você ainda tem dúvidas de onde jogar, temos aqui a visão geral das rotas e guias para top, jungle, mid, atirador e suporte também.

Vem sendo comum de ver muitos jogadores com dúvidas das quais o jogo ajuda como o campeão a usar em cada rota, ou onde ir. Se você deseja melhorar e se sente perdido em algum momento, pergunte no chat. Especialmente na tela de seleção de campeões respeite a ordem de escolha, mesmo que você indicado primeiro para ir em uma rota e alguém escolheu primeiro, por ter a escolha antes de você, não trolle! Escolha o que precisa para o time.

Isso evita a situação abaixo onde é um exemplo perfeito de trollagem ou gente perdida e que teve vergonha de pedir para trocar de rota ou que estava faltando, pois sim, você pode ver os campeões ali e ter um momento 404 do que falta. É normal, especialmente para você que é novato em moba, não apenas no Wild Rift

Eu tive a primeira escolha e selecionei a Leona, suporte tank. Ao final das escolhas estava faltando apenas um mid, pois se reparar no Zed, ele foi na selva (note o Punir nele, o feitiço da selva). Não sei qual foi a leitura da pessoa, além de uma boa distração, ela escolheu o Blitz.

Calma que ainda piora

A situação ainda piorou pois note que temos a Xayah como atirador, e ainda assim, a Diana foi para a botlane! O Blitz começou no top e no primeiro recall foi para o bot. Como a Leona tem recursos melhores para sobreviver ao X1, subi para o top para tentar ao menos segurar a torre pelo maior tempo possível.

Note que é um duelo muito ingrato pois o toplaner do outro lado é uma Akali, uma campeã com uma mobilidade alta e ataques bem rápidos. "O que eu faço quando o time trolla e estou em total desvantagem?" Farm embaixo da torre.

O time adversário cometeu um erro e que me ajudou: não ficaram gankando top direto. Como precisei viver embaixo da torre e sabendo que a Akali, mesmo que você jogue seguro, implora para voar no adversário, eu consegui solar ela três vezes:

Provavelmente de duas uma: ou ela não sabia dos stuns da Leona ou botava fé demais em causar muito dano em um tank no raio de ação da torre!

Em situação que você notar que está muito adversa por uma composição muito errada, tente ao máximo proteger sua torre. E sempre que tiver dúvida, pergunte no chat do game.


Identificando a rota

Quando estamos selecionando o personagem, note o mapa no centro da tela pois ele indica se o mapa estará invertido ou não. O símbolo roxo representa o Barão Nas'shor e por consequência, é onde fica a top lane.

"Mas como eu identifico na hora do jogo onde é minha rota se eu não prestei atenção no draft?" assim:


Na imagem acima as rotas estão no local correto, top em cima (note o simbolo do barão roxo), o mid que não tem como errar (acredito eu), e a rota dupla/bot lane embaixo com o simbolo do dragão que até lembra o Skyrim, e talvez isso te ajude a fixar.

"Se eu errei ao sair da base, como posso confirmar para onde ir?" O mapa nos dá diversas indicações para onde devemos ir, mas, se você saiu todo distraído note alguns detalhes

Top

Esse é o covil do Arauto e do Barão, que ficam na Top Lane. Note o chão com detalhes roxo

Reforçando sobre a marca do Barão ao sair da base

Mid

Siga reto e sempre estará no Mid

Botlane

O covil do Dragão fica na botlane e é indentificada pelo simbolo elemental dos dragões

O simbolo do "Skyrim" te indica o caminho certo da botlane (e o jogo indica duas setas ao sair da base)


Como melhorar no Wild Rift

Se você ainda continua aqui, parabéns, você quer melhorar e entendeu que não é uma mula, apenas está perdido e não achava informações. Com esses detalhes todos entendidos comece a adicionar mais informações aos poucos na sua mente.

Quando comecei a jogar MOBA, assim como você, eu já fui criminoso mas perguntava, pesquisava, fazia tudo pra não ser mula, ou como o pessoal do time que eu joguei dizia "quando ele começou com a gente, parecia uma batata, agora, tá se movimentando bonitinho no mapa"

Um time equilibrado é composto por um tank (que pode ser o top ou o suporte), o jungler, um mid de dano mágico (é opcional, mas é bom ter danos diferentes no time), o atirador e um suporte que ou será tank ou encantador (dê reforço em aliado, proteção, stune oponentes, etc).

Sabendo com o que você vai jogar, onde você vai no mapa e se o time está equilibrado, o resto é jogar e aprender melhor os campeões que você gosta. Não tenha vergonha de usar o modo treino para ver as habilidades e depois disso realizar partida bot.

Sabe o que é pior do que não saber usar o personagem? Ser inexperiente em MOBA e partir direto para o PVP testar o boneco. "Por quê isso é ruim?" Pois a tendência da grande maioria dos jogadores é de xingar você pelo feed que está fazendo, e não de tentar ajudar ou lembrar que você está testando.

É muito normal seus primeiros games com um personagem novo ser ruim, quanto mais usar e entender o campeão, melhor você se tornará no game com o campeão escolhido.


Tome nota

Aqui vão pequenos lembretes para ter em mente:

  • Assassino mata um inimigo e sai da luta
  • Tank fica na frente do time tomando as porradas, os demais atacam ficando atrás dele
  • Atirador sempre tem de estar atrás do time inteiro e não na frente do tank
  • Jungler que aprender a "marotar" chegando nas costas do inimigo, será bom demais
  • Mesmo que você não seja bom de duelo no top, mantenha sua torre em pé pelo maior tempo possível
  • Torre não regenera vida!

Não ative a passiva secreta de ficar 0/Gaules igual o Yasuo acima

Qualquer dúvida deixe um comentário aqui ou nos vídeos do Youtube e iremos te ajudar. Não somos pró players mas sabemos exatamente o seu drama para iniciar e sempre estamos aqui para ajudar você a não se tornar uma mula no game.