A editora Hakusensha anunciou na quinta-feira que o criador do mangá Berserk, Kentarou Miura faleceu no dia 6 de maio às 14h48 (do Japão) devido a uma dissecção aguda da aorta. Ele tinha 54 anos. Sua família realizou um culto particular para sua despedida.

Miura nasceu em 11 de julho de 1966 em Chiba. Ele fez sua estréia profissional nos mangás com a história "Futatabi ..." (Once More ...) na revista da Kodansha, Weekly Shōnen, em 1985.


Miura então publicou a versão one-shot do mangá Berserk na revista Monthly Comicomi da Hakusensha em 1988. Ele lançou a série completa do mangá Berserk na revista Monthly Animal House, da mesma editora, em 1989, e a série continuou na evista Young Animal até os dias atuais. Ao todo possui mais de 40 milhões de exemplares em circulação a série.

O mangá Berserk conta a história de Guts, um guerreiro super-humano forte que empunha uma grande espada, enquanto ele vagueia por um mundo medieval sombrio cheio de demônios, nobres corruptos e decadentes e outros horrores. Todas as noites, ele é atacado por demônios, atraído pela maldição marcada sobre ele após um evento traumático. Ele faz seu caminho pelo mundo em uma missão para matar um ex-amigo que se tornou um demônio e que tirou tudo dele.

A Hakusensha publicou o 40º volume do mangá no Japão em 28 de setembro de 2018. A Dark Horse Comics publicou o mesmo volume na América do Norte em 8 de outubro de 2019.

O mangá inspirou o anime em 1997, bem como uma trilogia de 2012 a 2013 de filmes animados. Outra série anime de televisão estreou no Japão em Julho de 2016, e na segunda metade da nova série estreou em abril 2017.

Miura desenhou o mangá King of Wolves (Oh-Roh) com o famoso escritor de Hokuto no KenBuronson em 1989. A história continuou com Oh-Roh Den (Lenda do Rei dos Lobos) em 1990. Miura e Buronson colaboraram novamente nos mangás do Japão em 1992. Miura lançou a minissérie Giganto Maxia na Young Animal em 2013. Mais recentemente ele criou e produziu o mangá Duranki com seu Studio Gaga na edição inaugural da Young animal Zero.

via ANN