Segundo o site Helsinki Times, o primeiro show em realidade virtual do Nightwish teve audiência de 150 mil pessoas, estabelecendo o recorde de maior concerto virtual pago na história da Finlândia. A maioria dos expectadores de An Evening With Nightwish in a Virtual World veio da Europa e América do Norte, mas o evento foi global. Ao todo fãs de 108 países assistiram a transmissão, com bilheteria superior a um milhão de euros (R$ 6,3 milhões).

O Nightwish se apresentou na taverna virtual The Islanders Arms, criada para as performances na sexta e sábado, 28 e 29 de maio. Em ambas as noites os fãs assistiram um show de uma hora e meia, ouvindo pela primeira vez ao vivo as músicas do álbum Human. :||: Nature. Cada noite teve um setlist um pouco diferente da outra, com toda parte técnica desenvolvida pela Fullsteam Agency.

"Esta é definitivamente uma das coisas mais legais que fizemos com a banda", disse o baterista Kai Hahto. "Quando visuais, tecnologia e música se combinam tão bem, torna-se uma experiência única."

O show de sexta também marcou a estreia de Jukka Koskinen (Wintersun) como novo baixista do Nightwish. Ele irá ocupar o cargo (apenas ao vivo) de Marco Hietala, que anunciou a saída em janeiro deste ano. No início de maio o tecladista Tuomas Holopainen disse em entrevista ao Kaaos TV que a decisão "foi uma surpresa", embora Marco sempre tenha sido aberto sobre seus problemas nos últimos anos. "Por alguns dias eu estava confiante de que não teria volta", Tuomas acrescentou. 

Sequência de Endless Forms Most Beautiful (2015), Human. :II: Nature foi lançado em abril de 2020. O registro é um álbum duplo com nove faixas no CD principal, e uma faixa longa dividida em oito capítulos no CD 2. Por aqui a belíssima How's The Heart? já passou num dos nossos Plays.