A 11ª temporada do PUBG traz de volta um antigo conhecido que fez sucesso em 2020. Paramo retornou com o seu vulcão nervoso e entrou de vez na lista de rotação dos mapas do jogo.

O tempo na geladeira permitiu uma atualização geral nesse cenário, que agora conta com novidades para deixar o gameplay mais balanceado. Com pontos de interesse dinâmicos e lava por todos os lados, nada melhor que dicas para conseguir terminar com o cobiçado Chicken Dinner.

Entenda o que mudou

Para quem já tinha dominado Paramo lá na 9ª temporada, a pergunta-chave é: o que mudou? Algumas novidades estão no balanceamento de sistemas únicos desse mapa enquanto as principais estão na composição física do cenário em si, que abrem mais possibilidades.

A posição dos pontos de interesse continua aleatória. Sempre que você iniciar uma partida em Paramo, vai notar que os locais de loot estarão em posições diferentes. A novidade aqui é que há um ponto de interesse a mais, escolhido aleatoriamente entre quatro possíveis, e que ajuda a expandir as possibilidades e alocar melhor todos os 64 jogadores que vão saltar do avião.

Outra mudança é a adição de mais pontos de cobertura por toda a extensão do mapa. Isso significa mais batalhas cadenciadas e menos pontos de vulnerabilidade total.

No que diz respeito ao balanceamento, agora os dois principais diferenciais desse mapa fornecem loots melhores: o helicóptero e as salas secretas. Falaremos de ambos já já.

Atenção ao mapa

Agora que você entendeu o que mudou, é hora de se preparar para a vitória em si. A principal dica para Paramo é preparar a sua rota de loot assim que entrar na sala de espera. Embora o mapa seja aleatório, e isso dificulte uma rota previsível de loot, é possível minimizar os efeitos negativos no seu jogo.

Escolha seu local favorito de sempre, pois, embora a posição dos itens tenha mudado, ele continua o mesmo. O diferencial aqui é traçar uma rota de acordo com os outros locais que você também curte ou que ajudam no seu estilo de jogo e a evitar confrontos desnecessários.

Com o tempo dá para se acostumar com vários pontos de interesse diferentes e transitar sempre em direção aos que você mais curte, desde que o gás não seja um problema.

O gás pune mais do que nunca

Quando o gás é um problema, significa que você deve tomar muito cuidado. Se isso já vale para os outros mapas, em Paramo a situação é ainda mais crítica. Por ser um mapa curto, de 3x3 Km, há pouco espaço para erros, já que o gás cobre tudo muito rápido. Além disso, o gás em Paramo causa mais dano que nos outros mapas, o que pode derrubar o seu personagem em questão de segundos nas safes mais avançadas.

Preste muita atenção no tempo para a partida do gás e tente sempre se manter à frente do relógio. Dominar os limites do gás para pegar retardatários vai aumentar muito o seu número de abates. Se posicionar antes dentro da safe vai aumentar bastante as suas chances de vitória.

Não atire primeiro no Helicóptero

O helicóptero de Paramo carrega loot de qualidade e, por isso, é um alvo constante dos jogadores. Fazer com que ele solte a caixa que está levando não é fácil, sendo preciso centenas de disparos ou o uso de vários mísseis de RPG para obrigá-lo.

A dica aqui é não ser o primeiro a atacar o helicóptero, mesmo que uma RPG esteja no set de alguém do seu Squad. Fazer isso vai entregar a sua posição - o que te deixa vulnerável - e não é garantia de que o último tiro seja o seu. A caixa ainda pode cair mais próxima de outro inimigo que esperou e atirou para finalizar e queimou menos recursos para lutar por ela no chão.

Deixe os inimigos mandarem bala no helicóptero e, a partir daí, faça a sua escolha. O melhor é caçar os desavisados que estão olhando para o alto ou finalizar o helicóptero quando ele estiver mais próximo do seu Squad?

Estar na frente dos adversários no PUBG é essencial e poder esconder a sua posição e, aí, escolher atacar ou não os inimigos ou o helicóptero é a jogada dos campeões.

Caixas azuis fornecem a desejada cura
Um outro diferencial desse mapa são as suas caixas azuis. Espalhadas por todos os locais, elas escondem cura de qualidade, que podem ser a diferença entre a vida e a morte para o seu personagem ou Squad.

Sempre que ver uma delas, ignore o aviso de frágil, faça questão de destruí-las e confira se há algo interessante dentro.

Salas secretas podem salvar o seu loot

As salas secretas receberam um buff, digamos assim, nessa versão de Paramo e agora aparecem com mais frequência pelo mapa. Se você não sabe do que se trata, são salões com portas trancadas que escondem loot de qualidade. O problema é que não é tão simples entrar aqui.

Para ter acesso a uma dessas salas, é preciso uma chave, que pode ser encontrada como qualquer outro loot do jogo, espalhadas pelas cidades e pontos de interesse. Como você deve imaginar, elas são raras.

A dica é não ficar muito focado nessas salas. Elas têm um potencial legal, mas ficar procurando as chaves pode ser frustrante e atrapalhar a sua progressão na partida. Se encontrar uma chave durante o seu loot normal, aí sim compensa ir atrás da recompensa, mas mesmo assim cuidado na hora de abrir a porta do local. Afinal, outra estratégia para os mais espertos é esperar na porta de uma das salas secretas. Dá para abater o jogador adversário e roubar a chave e o loot de quebra. Se for você o jogador a conseguir essa façanha, provavelmente estará bem equipado para o fim do jogo.

Cuidado com a Lava!

O vulcão de Paramo não é só um enfeite ou apenas composição de cenário. Esse mapa tem condições adversas, então tome cuidado para não acabar derretido.

A lava causa dano rápido e significativo para qualquer personagem, então evite-a todo custo. Veículos também sofrem com ela e até por isso o principal meio de transporte aqui são as motos, mais dinâmicas e preparadas para desviarem dessa pasta quente e vermelha. Um vacilo e o pneu será o primeiro a ir embora. Na sequência, a sua condução pode acabar explodindo. Seu personagem, se ainda estiver em cima dela, irá pelos ares e, consequentemente, direto para o Lobby.

via Theo Games