Um dos clássicos dos games de estratégia e que ajudaram a dar novos horizontes para o gênero está de volta e remasterizado. Em 2004 a série Total War chegou com Total War ROME com uma das histórias mais conhecidas da humanidade, vimos a história nascendo, e agora em 2021, vemos o retorno desse momento. Será que vale a pena Total War ROME Remastered? Vamos as novidades.


Roma moderninha

Se você é fã da série e continua jogando atualmente, sabe que ao longo desses anos o game foi mudando um pouco seu gameplay até chegarmos ao momento moderninho que ele vem utilizando nos diversos temas da série. Contamos um pouco aqui ao falar do Three Kingdom por exemplo.

A renovação do game vai nos levar para o estilo atual da série onde ficar maior a sensação de um jogo de tabuleiro e agora teremos pelo caminho 16 novas facções se juntando às 2 originais, no qual podemos formar alianças, se manter neutro ou ter alguma rivalidade com elas.

Suas conquistas agora terão novos passos e oportunidades de jogadas com espionagens nas cidades rivais, negociações para aumentar seus benefícios ou ajudar um aliado para um bem maior, criar sua rede de comercio para financiar suas empreitadas.

Por dentro das lutas

Um dos pontos mais legais da série Total War é seu sistema de batalha. Quando você não parte para o cerco ou resultado rápido de batalha, nos restas entrar em ação e nessa hora o game brilha mais uma vez. Com mais opções de movimentações da câmera, os combates podem dar uma sensação de filme.

Mais do que apenas ter uma liberdade visual estilo de um drone, os combates estão mais táticos e isso nos leva até a um mapa tático de combate. Coordenar e ordenar seu exército é algo mais simples e intuitivo.

Por mais que os combates sejam um dos pontos altos e de apreciação, esteja sempre atento as necessidades que seus exércitos sentem conforme o confronto segue até chegar ao desfecho. Fadiga e fome podem e vão interferir no seu desempenho.

Novos recursos

Entre as novidades do Total War ROME Remastered temos um novo tutorial para lhe ajudar a se ambientar no novo ambiente caso você seja novato ou está muito tempo longe da série, a ajuda é muito boa. Uma grande wiki está presente no game para conferir maiores detalhes do game a da história.

Recursos multiplayer estão presentes no game e além do PVP tradicional, está presente um crossplay entre Windows, macOS e Linux. Outra novidade de destaque no game são as expansões originais incluídas no conteúdo, Barbarian Invasion e Alexander.

Concluindo

Dependendo do seu nível de saudosismo e apreço pelo original Total War Rome encarar a remasterização será algo diferente e renderá um apreço por algumas novidades enquanto possa bater uma leve saudades de menos recursos.

O aumento dos elementos diplomáticos e alianças na série Total War é um dos melhores pontos para quem espera por jogos de estratégia com mais tomadas de decisões, e nisso, a atual série Total War se mantém forte e Total War ROME Remastered.

Visuais mais bonitos, que podem chegar a 4K, melhores ações para os combates e o lado diplomático que nos dá um toque "Game of Thrones", revisitar a época do Império Romano e ter diversas possibilidades de seguir a história, ou dar um desvio nela, são bem vindos demais.

Versão testada foi de Windows