Nunca escondi (e não faço questão) que o Within Temptation tem espaço preferencial aqui no site. E hoje eu tenho a desculpa perfeita para falar da banda de novo! No dia 14 de maio os holandeses lançaram o The Silent Force Tour, novo álbum ao vivo. Originalmente a performance saiu em DVD em 2005, tornando essa a primeira vez que o conteúdo é disponibilizado em formato digital. (O show também pode ser alugado para assistir neste link)


Um pouco de contexto

Entre 2004 e 2006 aconteceu a turnê de promoção do The Silent Force, terceiro álbum do Within Temptation. Com o crescimento internacional da banda, o grupo tocou em vários países e festivais como Wacken Open Air, e também em casa. Em 22 de julho de 2005 aconteceu o show em Java-eiland nos Países Baixos, bairro próximo a Amsterdã. O local é cercado por água, então é curioso ver um navio ao fundo enquanto a banda se apresenta. (risos)


O que eu gostei

A qualidade do áudio é realmente boa. Ela prova que desde muito tempo a banda já tinha um som robusto e empolgante, com voz e instrumentos competentes. Quem conheceu o Within pela fase moderna vai sentir falta de hits atuais, o que faz sentido pela data. Ainda assim o show já conta com clássicos como Ice Queen, Angels e Mother Earth, e excelentes performances como Aquarius, Jane Doe e It's The Fear.


O Destaque

O setlist é ótimo do começo ao fim, mas Caged é o meu destaque. Há anos atrás eu lembro de ver esse vídeo que é do show em Java-eiland, com a Sharon cantando dentro de uma gaiola. Eu fiquei encantada porque Caged = Engaiolado em português. Caged é uma música excelente, e com essa performance ela fica ainda melhor.


O Destaque do Destaque

Meu carinho por todos os músicos que estão ou passaram pelo Within é imenso. Mas a estrela do show é a Mãe Terra: a Sharon é uma ótima cantora e todo mundo sabe disso. Ela é delicada, mas tem energia, emociona, mas tem esse vocal "hoje eu vou levar a sua alma" que eu adoro. Mas não é só a qualidade. Você ouve a dedicação da Sharon em entregar as melhores notas ao vivo, e várias delas são bastante exigentes.

Faixas favoritas

Todas são muito boas, de verdade. Se eu citar uma e deixar outra de fora, é injustiça.


Veredito

Não consigo dizer que o The Silent Force Tour é o melhor álbum ao vivo do Within Temptation, pois todos os álbuns ao vivo do grupo são bons por um motivo. Mas que ele virou um dos meus favoritos, isso sim. Eu tenho essa coisa com a banda: quando eu mais preciso, o Within aparece com alguma novidade que deixa o meu coração quentinho de novo.

Ele também mostra como a banda mudou bastante com os anos, mas foi no sentido de amadurecer. Vários elementos que você ouve nesse show ainda estão no som deles.

Se você já conhecia a banda, mas não o show, o The Silent Force Tour é um mimo para os ouvidos. Se você só ouviu falar do Within Temptation, pode chegar! Esse show é uma ótima porta de entrada para você conhecer a sua futura nova banda favorita. Afinal, eu não dou dica musical ruim.


Vamos ouvir?

Além do álbum para ouvir e o show para alugar, o Within lançou no YouTube o vídeo de Stand My Ground. Recomendo: