Episódio 3.

Minha ideia ainda é falar de uns temas mais tensos nesta "temporada" do Ansiedades. Não quero esconder de você o inferno que é conviver com isso. Por enquanto vamos falar de temas mais leves e agradáveis, porque música e ansiedade estão diretamente ligados. Tem música que induz você a ficar ansioso, pois lembra algum evento ruim. Tem música que faz você se sentir humano de novo: é o que acontece toda vez que eu ouço a Tarja.

Do mesmo jeito que a Céline Dion, a finlandesa tem um peso muito especial na minha vida não só pela inspiração como artista talentosa e dedicada, mas como uma pessoa com coração de ouro e uma aura de alegria e paz. Os fãs chamam a Tarja de deusa, e é exatamente isso: ela passou um dos períodos mais difíceis da carreira com a demissão do Nightwish, e deu a volta por cima com uma bem sucedida carreira solo e uma base de fãs fiel. 

Quando você ouve uma música da Tarja, o cérebro desliga das vibes ruins e foca naquele momento de quatro, cinco, seis minutos. Seja bater cabeça com as músicas pesadas, ou se emocionar nas baladas. Quem convive com a ansiedade precisa muito mesmo disso: algo para tirar a atenção dos sentimentos ruins que a gente adora martelar na cabeça. É um jeito de respirar.

É bacana que a Tarja foi revelada ao mundo pelo metal sinfônico, mas a sua carreira é uma mistura de rock com metal e influências clássicas/sinfônicas. Tem até a parte clássica da carreira solo, que rende projetos como a tradicional turnê natalina. Tudo isso conduzido por uma das vozes mais elegantes que eu lembro de ouvir na vida. E eu já ouvi bastante coisa.

Por isso eu decidi fazer uma lista com 10 músicas da Tarja que você precisa ouvir. Mas Bruna, só 10? Pois é, eu sei. Foi complicado reduzir a lista, mas eu acredito que tem um pouco de tudo que eu mais gosto. São músicas para você conhecer o trabalho da finlandesa, se apaixonar e ouvir a discografia - pois vale muito a pena. Assim você vai entender porque eu tanto gosto dessa mulher e não consigo parar de elogiar ela. 

Afinal todo mundo sabe que a Tarja é a mais simpática.


1. I Walk Alone
   

2. Die Alive


3. Anteroom of Death


4. I Feel Immortal


5. Victim of Ritual


6. Never Enough


7. No Bitter End


8. Diva


9. You and I


10. Tears in Rain