Na semana em que se inicia a etapa presencial do 71º Festival Internacional de Cinema de Berlim, a Elite Filmes anuncia a distribuição no Brasil de “Beans”, longa premiado com o Urso de Cristal na categoria KPlus, da Mostra Geração, no Festival de Berlim, em março deste ano. Além de “Beans”, a distribuidora lançará “A Deusa dos Vagalumes” (Goddess of Fireflies), filme selecionado para a Mostra Geração do mesmo Festival em 2020. As estreias no Brasil estão previstas para 2021.

“Beans” e “A Deusa dos Vagalumes” trazem olhares diferentes da vida de adolescentes na década de 1990, no Canadá. Baseado em uma história verídica, “Beans” se passa no verão de 1990, durante uma disputa territorial ocorrida em Quebec, e conta a saga de uma garota de 12 anos da tribo indígena Mohawk, que é forçada a crescer rapidamente e construir sua própria identidade em meio ao caos do levante e da injustiça de um mundo que a vê como “diferente” até mesmo em sua própria terra. Já a “A Deusa dos Vagalumes” (Goddess of Fireflies) é uma adaptação do best-seller de Geneviève Pettersen, “La déesse des mouches à feu”, que traz a história de Catherine, uma adolescente que está passando por um período difícil e que descobrirá o sexo, drogas, amor e a morte.

  • Beans | Drama | Canadá

Baseado em eventos reais, o filme traz a história de Beans, uma garota da tribo indígena Mohawk, de 12 anos, que é forçada a amadurecer rapidamente para enfrentar o impasse de 78 dias, ocorrido no Canadá, na década de 90, entre as comunidades Mohawk e as forças do Governo. Além das situações complexas tão características da adolescência, a menina descobre as dificuldades enfrentadas por usar sua voz para o ativismo e os impactos devastadores do racismo.

Direção: Tracey Deer
Produção: Anne-Marie Gélinas
Elenco: Kiawentiio, Violah Beauvais, Rainbow Dickerson (Desaparecidos)

Em 2020, o longa participou da seleção oficial da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e da seleção Oficial do Festival Internacional de Cinema de Los Cabos

Prêmios: 71º BERLINALE - Festival Internacional de Cinema de Berlim (2021) Seleção Oficial, Mostra Geração Kplus: Prêmio Urso de Cristal | TIFF 2020 – Festival Internacional de Cinema de Toronto (2020) Seleção Oficial - Discovery / New Wave: Prêmio Estrelas em Ascensão (Madeleine Sims-Fewer, Sheila Atim, Rainbow Dickerson, Tanya Maniktala) | Festival Internacional de Cinema de Vancouver (2020): Melhor Filme Canadense | Canadian Screen Awards (2021): Melhor Filme de Estreia (Tracey Deer), Melhor Filme (Anne-Marie Gélinas) | Directors Guild of Canada: DGC Discovery Award (Tracey Deer) | Kingston Canadian Film Festival (2021): Melhor Filme (Tracey Deer) | Minneapolis St. Paul International Film Festival (2021): Nextwave Global Features (Tracey Deer) | Vancouver Film Critics Circle (2021): Melhor Atriz Coadjuvante (Rainbow Dickerson).

  • A Deusa dos Vagalumes (Goddess of Fireflies) | Drama | Canadá

Adaptado do romance best-seller de Geneviève Pettersen, “La déesse des mouches à feu”, o filme se passa na década de 1990 e conta história de Catherine, uma adolescente que mora em Chicoutimi e está passando por um período difícil, em que descobrirá o sexo, drogas, amor e a morte.

Direção: Anaïs Barbeau-Lavalette
Elenco: Kelly Depeault, Caroline Néron, Normand D'Amour

Em 2020, longa fez parte da seleção oficial de: Mostra Geração do Festival Internacional de Cinema de Berlim, da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Internacional de Namur, Festival Internacional de Cinema do Meridiano Pacífico, Festival de Cinema de Giffoni.

Prêmios: Festival Internacional de Cinema da Cidade de Quebec (2020): Grande Prêmio do Júri | Dieppe Festival de Cinema Canadense: Melhor Atriz (Kelly Depeault)

A Elite Filmes é uma distribuidora independente brasileira de cinema voltada para o entretenimento que foca na diversidade e qualidade de conteúdo para todos os públicos do Brasil e América Latina, e fornece entretenimento para os mais diversos formatos de distribuição. Presente nos principais mercados audiovisual e feiras de cinema, brasileiros e internacionais, a Elite é especializada em buscar lançamentos de diversos escopos e oriundos das mais variadas partes do mundo. Após a aquisição, realiza o trabalho de licenciar os conteúdos para que possam ser distribuídos na maior quantidade de formatos disponíveis: cinemas físicos, cinemas virtuais, TVs aberta e fechada, TVOD, SVOD, AVOD e demais canais on-demand.

via Elite Filmes