Em julho, o Cinema Virtual traz para o público brasileiro dois novos filmes por semana. Oriundos de diferentes países - Canadá, Irlanda, Rússia, Alemanha, Áustria, Austrália e Estados Unidos, os longas são uma ótima oportunidade para se ter contato com costumes e hábitos locais que sobrevivem em meio à força da globalização.


Na primeira semana do mês, estreiam “Elyse – A Coragem Vem do Coração”, longa estrelado por Anthony Hopkins e dirigido por sua esposa Stella Hopkins, e o canadense “Máfia S.A”, com o premiado astro Sergio Castellitto. Na semana seguinte, chegam o irlandês “O Segredo do Lago” com Emma Mackey (Sex Educacion) e Anson Boon (Predadores Assassinos), e “Linha Tênue”, produção russa que acumula 28 prêmios.

Em 15 de julho, têm a vez “14 dias, 12 noites”, longa canadense, ambientado no Vietnã, e o divertido filme irlandês, “A Última Viagem”, com o ator de “Game of Thrones”, Michiel Huisman. Na semana seguinte, estreiam o austríaco “Desejo, Paixão e Razão” e o americano “Assassinato em Sparrow Creek”. Em 29 de julho, o alemão “O Poder da Voz”, o australiano “Terras Perigosas” e “Vida de Campeã”, estrelado por Katerine Savard, atleta canadense selecionada para Olimpíadas de Tóquio, encerram a programação do mês.

Veja abaixo todos os detalhes:

1º de julho

Elyse – A Coragem Vem do Coração (Elyse) | Drama |Estados Unidos

Para assistir ao trailer, clique aqui

Sinopse: Durante um surto psicótico repentino, Elyse (Lisa Pepper) acidentalmente causa a morte de seu filho pequeno e de sua babá. Em estado catatônico, ela perde a noção do que é real, memória ou alucinação, e acaba internada em um hospital psiquiátrico, onde é tratada pelo doutor Lewis (Anthony Hopkins). Assombrada pelas lembranças do ato trágico que cometeu, Elyse se apoia na ajuda do médico e de seu atencioso enfermeiro para começar a superar o trauma.

Direção: Stella Hopkins

Elenco: Aaron Tucker (Um Sonho Dentro de Um Sonho), Anthony Apel (Westworld), Anthony Hopkins (Meu Pai), Connor Garelick (Sem Saída), Danny Jacobs (Crescendo e Outras Mentiras), Lisa Pepper (Jogos de Interesses) e Tara Arroyave (Presságios de um Crime)

Máfia S.A (Mafia Inc.) | Ação, Suspense | Canadá

Para assistir ao trailer, clique aqui

Sinopse: Em Montreal, na década de 1990, a família siciliana Paternò governa o violento submundo do narcotráfico canadense com mão de ferro. O patriarca, Don Frank, busca consolidar sua riqueza investindo na construção de uma ponte na Itália, e convoca Vince Gamache, filho de seu antigo alfaiate Henri, para ajudar a extorquir os investidores. Subindo rapidamente na hierarquia da máfia, Vince logo vira inimigo do filho ciumento de Don Paternò, Giaco, resultando em uma guerra sangrenta entre as duas famílias.

Direção: Daniel Grou

Elenco: Sergio Castellitto (As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian), Gilbert Sicotte (O Vendedor), Marc-André Grondin (Os Brutamontes), Donny Falsetti (No Topo do Mundo), Mylène Mackay (Endorfina), Michael Ricci (UFC 158: St-Pierre vs. Diaz)


8 de julho

O Segredo do Lago (The Winter Lake) | Drama, Suspense |Irlanda

Para assistir ao trailer, clique aqui

Sinopse: Após fazer uma descoberta assustadora em um lago escondido, um tímido adolescente se depara com a verdade sobre seus vizinhos, um pai e filha que escondem segredos terríveis.

Direção: Phil Sheerin

Elenco: Anson Boon (Predadores Assassinos), Charlie Murphy (O Estrangeiro), Emma Mackey (Sex Educacion), Mark McKenna (Operação Overlord), Michael McElhatton (Guerra dos Tronos)

Linha Tênue (Arrhythmia) | Romance, Drama |Rússia, Finlândia, Alemanha

Sinopse: Um jovem paramédico, talentoso e dedicado, está enfrentando problemas em seu casamento. Sua esposa está farta dele se importar mais com os pacientes do que com ela, e pede o divórcio. Ao mesmo tempo em que luta para arranjar tempo para a esposa, ele começa a ficar cada vez mais obcecado por sua missão de salvar vidas. Até que o novo chefe do hospital implementa novas regras rígidas que atrapalham o trabalho do paramédico. Presos entre ligações de emergência, a busca por um sentido para a vida, e crises pessoais e profissionais, o casal precisa encontrar a força que os mantém unidos.

Direção: Boris Khlebnikov

Elenco: Aleksandr Yatsenko (Comboio 48 – A Última Resistência), Irina Gorbacheva (Indigo), Nikolay Shrayber (O Furioso)

O longa acumula 28 prêmios, entre os quais:

Asia Pacific Screen Awards: Vencedor do Grande Prêmio do Júri (Aleksandr Yatsenko) | Chicago International Film Festival: Melhor Ator (Aleksandr Yatsenko) | Haifa International Film Festival: Melhor Filme Internacional | Shanghai International Film Festival: Boris Khlebnikov | Trieste Film Festival: Melhor Filme


15 de julho

14 dias, 12 noites (14 Jours, 12 Nuits) | Drama | Canadá

Para assistir ao trailer, clique aqui

Sinopse: Isabelle e seu marido adotaram a filha, Clara, no Vietnã, mas a menina acabou morrendo em um trágico acidente anos depois. Ainda tentando superar o trauma, Isabelle decide viajar para conhecer o país de origem de Clara e visitar a mãe biológica da menina, de quem acaba ficando amiga. Em uma linda jornada na busca por finalmente poder seguir em frente, Isabelle vivencia a terra natal da filha através dos olhos da mulher que a trouxe ao mundo.

Direção: Jean-Philippe Duval

Elenco: Anne Dorval (Eu Matei Minha Mãe), François Papineau (Route 132), Leanna Chea

Prêmios: Le Gala Quebec Cinema (2020): Melhor Fotografia e Melhor Atriz (Andrée Lachapelle)

A Última Viagem (The Last Right) | Comédia, Drama | Irlanda

Para assistir ao trailer, clique aqui

Sinopse: Uma confusão fatídica em um voo de Nova York para a Irlanda tem consequências complicadas para Daniel Murphy (Michiel Huisman): ele fica encarregado de cuidar do cadáver do homem que mal conheceu no avião e morreu logo após a viagem. Então, Daniel aceita o desafio de atravessar o país levando o caixão de um desconhecido, acompanhado de Louis (Samuel Bottomley), seu irmão mais novo autista, e Mary (Niamh Algar), uma jovem e inconsequente agente funerária.

Direção: Aoife Crehan

Elenco: Michiel Huisman (Game of Thrones), Niamh Algar (Pensamentos Impuros), Samuel Bottomley (Histórias de Além-Túmulo), Michael McElhatton (Game of Thrones) Brian Cox (Antes de Partir), Colm Meaney (Código de Conduta) Eleanor O'Brien (Blasts from the Past), Jim Norton (Água para Elefantes), entre outros.

O longa ganhou o prêmio de público no Cork International Film Festival 2019.


22 de julho

Desejo, Paixão e Razão (L'Animale) | Drama | Áustria

Para assistir ao trailer, clique aqui

Sinopse: Em uma pequena cidade austríaca, a jovem Mati passa seus dias andando de moto com seu grupo de amigos homens, enquanto luta para entender sua identidade de gênero e descobrir quem ela é de verdade. Mas tudo muda quando seu colega Sebastian se apaixona por ela, ao mesmo tempo em que Carla, sua antiga inimizade, acaba se aproximando. Enfrentando forças contraditórias que guiam nossas vidas, como desejo, paixão e razão, Mati ainda precisa lidar com o conturbado casamento de seus pais, que por sua vez confrontam suas próprias verdades escondidas.

Direção e roteiro: Katharina Mückstein

Elenco: Sophie Stockinger, Kathrin Resetarits, Dominik Warta

Prêmios recebidos:

Austrian Film Award (AT): Melhor Trilha Sonora (Bernhard Fleischmann) | Festival Internacional de Cinema Feminino de Seul: Melhor Filme | Les Arcs European Film Festival: Melhor Trilha Sonora Original (Bernhard Fleischmann) |Romy Gala, Áustria: Melhor atriz iniciante (Sophie Stockinger) | Festival de Cinema de Zurique: Melhor Filme (Suíça, Alemanha, Áustria)

Assassinato em Sparrow Creek (The Standoff at Sparrow Creek) | Drama, Suspense | Estados Unidos

Sinopse: Um antigo policial que agora trabalha como miliciano investiga um tiroteio que aconteceu em seu bairro. Porém, tudo fica mais complicado quando ele descobre que alguém da sua própria milícia pode ter sido o responsável.

Direção: Henry Dunham

Elenco: James Badge Dale (Os Infiltrados), Chris Mulkey (Suprema), Brian Geraghty (O Voo), Robert Aramayo (Animais Noturnos)

O longa ganhou o prêmio de Melhor Filme Independente no Houston Film Critics Society Awards


29 de julho

O Poder da Voz (Baumbacher Syndrome) | Comédia, Drama | Alemanha

Sinopse: Famoso, prestigiado e rico, Max Baumbacher é o apresentador do talk show noturno de maior sucesso da Alemanha. Até que um dia, de repente, ele acorda com uma voz extraordinariamente profunda, quase mágica. Quando a notícia de seu caso peculiar ganha fama no mundo inteiro, ele decide se esconder na casa de veraneio de seu empresário, onde conhece a jovem e louca Fida. Mas quando o filho deprimido de Max e sua ex-mulher fazem uma visita inesperada, o apresentador é obrigado a enfrentar o seu passado.

Direção: Gregory Kirchhoff (Dusky Paradise) Elenco: László Branko Breiding (Viva a França!), Ingvild Deila (Rogue One: Uma História Star Wars), Elit Iscan (Sibel)

Terras Perigosas (High Groun) | Ação, Suspense, Aventura |Austrália

Sinopse: Nas paisagens deslumbrantes da Austrália dos anos 1930, o jovem aborígine Gutjuk, em uma tentativa de salvar o último membro de sua família, se une ao ex-soldado Travis. Eles partem em uma jornada para rastrear Baywara, o tio do jovem, o guerreiro mais perigoso da região. Conforme Travis e Gutjuk viajam pelo interior, uma relação de confiança começa a ser criada. Mas, quando a verdade sobre as ações passadas de Travis são reveladas, é ele quem se torna a caça.

Direção: Stephen Maxwell Johnson (Yolngu Boy)

Elenco: Simon Baker (O Diabo Veste Prada), Jacob Junior Nayinggul, Jack Thompson (O Grande Gatsby), Callan Mulvey (Batman vs Superman: A Origem da Justiça), Caren Pistorius (A Luz Entre Oceanos), Ryan Corr (O Amor é Para Todos)

Filme ganhou Menção Especial no Asia Pacific Screen Awards 2020

Vida de Campeã (Nadia, Butterfly) | Drama | Canadá

Sinopse: Ainda jovem e em seu auge, Nadia decide se aposentar da natação profissional após participar dos Jogos Olímpicos. Ela quer escapar de uma vida inteira de sacrifícios e uma rotina muito rígida. Depois de sua última prova, Nadia mergulha em noites de excesso, festas e muita bebida, onde, em vez de felicidade, encontra apenas insegurança. Então, ela tenta retomar sua verdadeira busca interior, para enfim conseguir definir sua nova identidade em uma vida fora dos esportes de elite.

Direção: Pascal Plante

Elenco: Katerine Savard, Ariane Mainville, Pierre-Yves Cardinal

O longa integrou a Seleção Oficial de Cannes, em 2020, da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e ganhou o Prêmio de Melhor Filme Canadense no Festival de Cinema de Vancouver.