Três anos depois de tornar grátis o Counter-Strike: Global Offensive, a Valve agora está revogando seu caminho livre para a combinação de partidas Prime, bem como os drops, ranking e skills que vêm com ele. Novos jogadores agora terão que comprar a atualização de status Prime na loja Steam por R$ 84, anunciou a Valve. 

A mudança foi introduzida junto com o lançamento do matchmaking Competitivo não rankeado, um recurso que é amplamente exigido pela comunidade há anos. Novos jogadores free-to-play ainda podem jogar todos os modos de jogo, exceto Competitivo Rankeado, mas não ganharão XP, ranks, grupos de habilidade ou drops. Eles também não poderão ativar bônus de XP ou reivindicar medalhas de serviço.

O Prime foi introduzido como uma forma de autenticar contas, vinculando-as a um número de telefone para dissuadir trapaceiros, spammers e contas smurf. Mas quando o CS:GO se tornou gratuito, a Valve introduziu uma maneira para os novos jogadores ganharem o status Prime alcançando o nível 21 por meio de XP de coleção de missões e vários modos de jogo. Muitos apontaram esse "caminho livre para o Prime" como uma razão pela qual ainda existem muitos trapaceiros na organização de partidas ranqueadas, uma vez que o jogo passou a ser gratuito.

Os jogadores que já ganharam o status Prime por meio do modo free-to-play não terão seu status Prime removido, mas todos os novos jogadores a partir de agora terão que pagar R$ 84 pelo Prime.