A Elite Filmes anuncia a aquisição dos direitos de exibição no Brasil de “La Llorona”, coprodução da Guatemala e França, indicada ao Globo de Ouro 2021, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. 

Chegam também aos cinemas brasileiros pela distribuidora “A Deusa dos Vagalumes” (Goddess of Fireflies), longa selecionado para a Mostra Geração do Festival de Berlim 2020, o suspense alemão “The Mover”, premiado no Festival de Turim e o drama finlandês “One Half of Me”, baseado na história da atleta paralímpica Jaana Kivimaki. Além deles, a Elite lançará, em 2021, o letão “The Sign Painter” e a comédia francesa “Aonde quer que você vá”.


Confira, abaixo, os detalhes de cada filme:


La Llorona | Terror, Suspense | Guatemala, França

Longa, que acumula 22 prêmios, foi o representante da Guatemala para o prêmio de Melhor Filme Internacional na 93ª edição do Oscar®

Sinopse: Alma e seus filhos são assassinados no conflito armado da Guatemala. Trinta anos depois, é instaurado um processo criminal contra Enrique, um general aposentado que supervisionou o genocídio. Mas ele é absolvido no julgamento e o espírito de La Llorona é libertado para vagar pelo mundo como uma alma perdida entre os vivos. À noite, Enrique passa a ouvi-la se lamentar. Sua esposa e filha acreditam que ele está tendo crises de demência relacionada ao Alzheimer e nem imaginam o que há por trás deste lamento.

Direção: Jayro Bustamante
Roteiro: Jayro Bustamante, Lisandro Sanchez
Elenco: María Mercedes Coroy, Sabrina De La Hoz, Margarita Kenéfic

Prêmios recebidos:
Festival Internacional de Cinema de Bergen (2019): Vencedor do Prêmio Cinema Extraordinário (Jayro Bustamante)
Boston Society of Film Critics Awards (2020): Melhor Filme Estrangeiro
CinEuphoria Awards (2021): Prêmio Dez Melhores do Ano - Competição Internacional
Festival de Cinema de Havana (2019): Melhor som (Eduardo Cáceres Staackmann) e Melhor Filme
Hollywood Critics Association (2021): Melhor Filme Internacional
Festival de Cinema e Vídeo da Icaro - América Central (2020): Melhor longa-metragem da América Central, Melhor Diretor (Jayro Bustamante), Melhor Ator (Julio Diaz), Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Atriz – menção especial (Margarita Kenéfic)
Festival Internacional de Cinema de Calcutá (2019): Melhor longa internacional
Festival Internacional de Miami (2020): Knight Marimbas Award: La Llorona (Jayro Bustamante)
National Board of Review, USA (2021): Melhor Filme Estrangeiro
Círculo de Críticos de Cinema da Área da Baía de São Francisco, 2021 - Vencedor Menção especial - cinema independente
San Sebastián International Film Festival 2018: EFADs-CAACI Europe-Latin America Co-Production Grant (La Llorona, Jayro Bustamante)
Satellite Awards (2021): Melhor Filme Internacional Guatemala
Venice Film Festival (2019): Melhor Filme e Melhor Diretor (Jayro Bustamante)
Women Film Critics Circle Awards (2021) Melhor filme estrangeiro por ou sobre mulheres


A Deusa dos Vagalumes (Goddess of Fireflies) |Drama | Canadá

Em 2020, longa fez parte da seleção oficial de: Mostra Geração do Festival Internacional de Cinema de Berlim, da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Internacional de Namur, Festival Internacional de Cinema do Meridiano Pacífico, Festival de Cinema de Giffoni.

Sinopse: Adaptado do romance best-seller de Geneviève Pettersen, “La déesse des mouches à feu”, o filme se passa na década de 1990 e conta história de Catherine, uma adolescente que mora em Chicoutimi e está passando por um período difícil, em que descobrirá o sexo, drogas, amor e a morte.

Direção: Anaïs Barbeau-Lavalette
Elenco: Kelly Depeault, Caroline Néron, Normand D'Amour

Prêmios recebidos:
Festival Internacional de Cinema da Cidade de Quebec (2020): Grande Prêmio do Júri
Dieppe Festival de Cinema Canadense: Melhor Atriz (Kelly Depeault)


The Mover | Suspense | Alemanha

Sinopse: Aos 60 anos, Walter Scholl é um dos mais leais e eficientes funcionários de uma empresa especializada em recolher os móveis de pessoas que foram despejadas. Para manter sua saúde mental, ele tenta ignorar ao máximo o sofrimento das pessoas que estão perdendo seus lares, mas quando ele descobre que um dos próximos despejados será seu filho, precisará enfrentar seu chefe e questões internas.

Direção: David Nawrath
Elenco: Rainer Bock, Albrecht Schuch, Thorsten Merten

Prêmios recebidos:
Guenter Rohrbach Film Award (2019): Melhor Ator (Rainer Bock), Melhor Conquista Especial.
Festival de Cinema de Turim (2018): Prêmio Competição Internacional, Prêmio Especial do Júri (David Nawrath), Melhor Ator (Rainer Bock)
Prêmio Alemão de Atores de Tela de (2019): Melhor Ator (Rainer Bock)
Festival Internacional de Cinema de Emden (2015): Melhor Roteiro


One Half of Me| Drama | Finlândia

Sinopse: Baseado na história verídica de Jaana Kivimaki. Jaana é dona de um bar e mãe de dois filhos. Ela vive junto com seu parceiro carismático, mas de temperamento explosivo, Marko. O hobby de Janna é andar a cavalo. Ela treina bastante e participa regularmente de competições. Mas, quando sofre um acidente, quebra a coluna e acorda em uma cama de hospital com as duas pernas paralisadas, sua vida dá uma guinada. Determinada a enfrentar seu destino, Jaana planeja retomar as rédeas de sua vida e cavalgar novamente. Mas não é um caminho fácil e ela terá que lutar.

Direção: Tuukka Temonen
Roteiro: Olga Temonen, Tuukka Temonen
Elenco: Anu Sinisalo, Tommi Eronen, Inka Kallén

Prêmios recebidos:
Festival de Cinema de Catania (2021) Melhor filme Independente Europeu.


The Sign Painter |Guerra | Letônia, República Tcheca, Lituânia

Longa exibido no Festival de Cinema Judaico da Filadélfia. Sua estreia mundial foi no Tallinn Black Nights Film Festival

Sinopse: Ansis é um jovem da Letônia, que sonha em se casar com Zisele, a linda filha, de espírito livre, de um comerciante judeu local, e seguir a carreira de artista enquanto se mantém como pintor de letreiros. Mas seus sonhos são varridos por uma série de ocupações totalitárias em sua casa durante a Segunda Guerra Mundial.

Direção: Viesturs Kairiss
Elenco: Davis Suharevskis, Brigita Cmuntová, Agnese Cirule

Prêmios recebidos:
Festival Nacional de Cinema de Latvian (2020): Melhor Ator (Davis Suharevskis), Melhor Atriz Coadjuvante (Brigita Cmuntová), Melhor Roteiro (Viesturs Kairiss), Melhor Som (Robert Slezák, Ludvík Bohadlo)


Aonde Quer Que Você Vá (I’ll Go Where You Go) | Comédia | França

Sinopse: Vali e Mina são duas irmãs com personalidades completamente opostas, separadas pelas dificuldades e provações da vida. Vali é uma cantora sonhadora e emotiva, enquanto Mina é uma terapeuta distante e racional. Quando Vali decide fazer um teste para um coral de músicas de Céline Dion, Léon, o amoroso pai das duas irmãs, encontra a oportunidade perfeita para reuni-las, mesmo que apenas por um fim de semana.

Direção: Géraldine Nakache
Elenco: Leïla Bekhti (Paris, Te Amo), Géraldine Nakache (O que as Mulheres Querem), Patrick Timsit (Beijos Escondidos).