Português

No dia 23 de Junho de 1996 no Japão o mundo via o nascimento do console de 64 bits da Nintendo. Conhecido como "Project Reality" ao nascer de vez para o mundo o console foi batizado de Nintendo 64 e procurando inovar contra a concorrência do PlayStation e Saturn, que eram 32 bits, a Nintendo conseguiu nos trazer coisas boas e ruins com seu novo console.

O lado bom foram diverso grandes games que tivemos para aproveitar bem a época e fosse single player, ou especialmente, no multiplayer de grandes títulos. Games mais bonitos visualmente e bem trabalhados no som com o poder do novo hardware, o único contra ponto foi a escolha de se manter nos cartuchos e limitar um pouco alguns recursos e encarecer os games.

No Brasil foi oficialmente lançado pela Gradiente no dia 29 de Setembro de 1996 e para nossa alegria, o país teve o "bundle". Vamos falar de alguns games marcantes do console, não necessariamente os melhores no geral, mas os melhores na infância desse que vos escreve.

Super Mario 64


Lançado com o console, Super Mario 64 (スーパーマリオ64 Sūpā Mario Rokujūyon) foi uma grata e linda surpresas após termos pirados com Super Mario World de Snes em 1990. Com um Mario que já conquistava o público na tela de press start pois podíamos brincar com a cara dele, ao começar o game, a coisa ficava ainda melhor.

Apresentando um absurdo mundo 3D gigante dentro do castelo da Princesa Peach através dos quadros que liberavam as fases, as novas habilidades e poderes do Mario no universo 3D e 64 bits foi uma das melhores e inesquecíveis aventuras que poderíamos ter jogado, e, mesmo que seja no remake de Nintendo DS, vale a pena você conferir.

Super Smash Bros


Reunindo os personagens da casa para uma nova aventura, quer dizer, sair na trocação franca sem perder a amizade, foi lançado no dia 21 de Janeiro de 1999 no Japão o game Super Smash Bros (ニンテンドウオールスター!大乱闘スマッシュブラザーズ, Nintendo All Star! Dairantō Smash Brothers). Literalmente reunindo os personagens icônicos da casa para brigarem cada um por sí em até quatro jogadores simultâneos.

O elenco estrelado por Mario, Luigi, Donkey Kong, Samus Aram, Falcon, Ness, Yoshi, Pikachu, Jigglypuff e Fox, o game ainda conta com algumas variações especiais no modo história e ao final, lutamos contra a Luva. Smash Bros garantiu muita diversão e términos de amizades com toda certeza.

Mario Kart 64


Acelerado em dezembro de 1996 o que já era absurdamente divertido no Super Nintendo, tornou-se duas vezes melhor no Nintendo 64 e a possibilidade de quatro jogadores disputando em tela dividida entre os modos do game.

Mario Kart 64 (マリオカート64, Mario Kāto Rokujūyon) foi o segundo game da série e cada novo game, uma nova forma de terminar com as amizades, final, antes de serem criados os Cascos Azuis, levar um Casco Vermelho momentos antes de ultrapassar a linha de chegada, era o maior ABALO da época.

The Legend of Zelda Majoras Mask

Eu rejeito a humanidade, Zelda!!


Você pensou que seria Zelda Ocarina of Time, mas não é a sequência que dá as caras aqui pois sim, OOT é um dos games mais próximos da perfeição mas pouco pude aproveitar e jogar, contudo, Majoras Mask (ゼルダの伝説: ムジュラの仮面, Zeruda no Densetsu: Mujura no Kamen) veio para a conta!

Com seu desafios dos três dias que foi visto com alguns olhares tortos, essa dinâmica me despertou curiosidade e fez ter uma boa jornada por Hyrule e evitar a queda da lua e o "big F" nesse mundo. O game foi lançado em 27 de abril de 2000.

Resident Evil 2


Você que está por algum tempo talvez tenha pegado o momento em que eu deixo muito claro o quanto curto Resident Evil 2 (バイオハザード2, Baiohazādo Tsū), e bem, se existiu a versão de Nintendo 64, eu a aluguei para meter bala em zumbi em 64 bits também.

Lançado em 21 de janeiro de 1998 para o Nintendo 64, Resident Evil 2 era tido como o milagre em cartucho, se pesquisarmos vamos ver que não é bem assim, mas o marketing precisa ser realizado. No final das contas o game foi muito bem portado e garantiu a diversão que somente o segundo game da saga possuí.

Pokémon Stadium


A rinha de monstrinhos chegou forte ao Nintendo 64 quando Pokémon Stadium (ポケモンスタジアム, Pokemon Sutajiamu) foi lançado levando toda a dinâmica das batalhas do Game Boy para o console. E melhor ainda, podíamos usar nossos Pokémon do portátil no N64 transferindo com a ajuda do Transfer Pak, o acessório vinha junto com o game.

Mais do que tornar as rinhas em belas batalhas 3D com diversos modos e incluindo a jornada entre os Ginásios e o desafio da Elite dos 4, Pokémon Stadium também trouxe o Kids Clubs com diversos minigames para passar o tempo indo de corrida de Rattata à jogo insano da memória.

Goldeneye 007


Finalizando a lista obviamente esse clássico fez parte da vida. Sendo a melhor port de filme para os games, e que ironicamente segue pouco do filme, Goldeneye 007 se tornou um fenômeno do FPS e fez história com seu multiplay para quatro jogadores com tela dividida.

Dificilmente outro game teve tanto hype justificável quanto jogar Goldeneye 007 com os amigos no Nintendo 64. Um dos reis das locadoras que realizavam aluguel dos consoles por hora, o game ainda recebeu um remake com Daniel Craig sendo a cara do James Bond por motivos contratuais do lançamento e que comentamos aqui!

Existem outros grandes jogos do Nintendo 64 e esses foram sete que passaram com algum destaque enquanto o console fez parte da minha vida. Clássicos como Donkey Kong 64, Diddy Kong Racing e outros passaram de leve, mas, são bons outros nomes que você encontrará fácil nos destaques do console! Qual o seu favorito?