O Journey divulgou nesta quinta-feira (24) o single The Way We Used to Be, primeiro material inédito desde o álbum Eclipse (2011). A música também é a primeira da nova formação com Neal Schon (guitarra, back vocal), Jonathan Cain (teclado, back vocal), Arnel Pineda (vocais), Randy Jackson (baixo), Narada Michael Walden (bateria) e Jason Derlatka (teclados, back vocal). 

Falando sobre a música, Schon explica que The Way We Used to Be foi resultado de um dos vários loops e jams que ele produziu durante a quarentena. "Em The Way We Used To Be, coloquei o loop do teclado com ritmo dobrado e um pequena guitarra de blues e envei para Jonathan", diz ele. Schon acrescenta que depois recebeu do tecladista os vocais demo e a letra, e ficou feliz com o material.

E o novo álbum? Em janeiro deste ano o guitarrista disse à Rolling Stone que a o Journey estava "aprofundado" no processo de composição e gravação, ainda sem data de lançamento. Os detalhes são poucos, mas com o novo single, o tecladista revelou que a banda tem 26 músicas escritas, e reduziu a lista "para 10 ou 12". 

Em maio o Journey tocou uma versão distanciamento social do clássico Don't Stop Believin' no evento virtual UNICEF We Won't Stop, transmitido em maio. No mesmo mês a banda deveria iniciar a turnê norte-americana com o The Pretenders, mas a mesma foi cancelada por cansa da pandemia de Covid-19. Por aqui, nós vamos com The Way We Used to Be.