"A Vida Sem Você"

No mês de agosto, oito novos filmes chegam à plataforma do Cinema Virtual. Premiados em festivais, os longas produzidos em diferentes países trazem ao público o olhar diverso de cada cultura em relação à realidade que a cerca. Preconceito, opressão, luta por direitos iguais, busca pela liberdade ou por uma nova vida estão entre os temas comuns tratados sob óticas distintas. Confira abaixo toda a programação:


5 de agosto

Uma Mulher Contra um País (Poppie Nongena) | Biografia | África do Sul

Para assistir ao trailer, clique aqui

Inspirado no romance de Elsa Joubert "The Long Journey of Poppie Nongena", “Uma Mulher Contra um País” conta a história real da luta de uma mãe para manter sua família unida durante o Apartheid, na África do Sul. Morando no emprego, Poppie vê seus filhos rapidamente nos fins de semana. Quando seu marido fica doente, ela passa a ser considerada pela lei como uma residente ilegal em seu próprio país. Para ficar, ela terá de lutar contra as leis desumanas do governo para ser considerada uma cidadã.

Direção: Christiaan Olwagen
Elenco: Clementine Mosimane, Anna-Mart van der Merwe, Nomsa Nene

O longa, que foi exibido na 44ª Mostra Internacional de Cinema com o título original, Poppie Nongena, recebeu 14 prêmios - Silwerskerm Festival: Melhor Filme, Melhor Som Original, Melhor Roteiro, Melhor Diretor, Melhor Elenco Principal, Melhor Atriz Coadjuvante, Ator Coadjuvante, Melhor Atriz, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Cabelo, Melhor Editor, Melhor Fotografia | South African Film and Television Awards 2020: Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante

Tocados pelo Sol (Sunburned) | Drama | Alemanha

Para assistir ao trailer, clique aqui

Claire está de férias com sua irmã Zoe e sua mãe Sophie em um hotel resort no sul da Espanha. Sophie passa os dias na piscina e não mostra o mínimo de interesse pelas filhas. No começo, Claire se apega a sua irmã mais velha Zoe, que misericordiosamente a deixa ir junto. Mas quando Zoe conhece um garoto de sua idade, Claire fica sozinha. Na praia, Claire faz amizade com Amram, um adolescente senegalês que vende produtos na praia. Conforme o relacionamento entre os dois se aprofunda, Claire tenta ajudá-lo, mas sem querer a desoladora situação de Amram fica ainda pior.

Direção: Carolina Hellsgård
Elenco: Sabine Timoteo, Zita Gaier, Gedion Oduor Wekesa, Nicolais Borger

Longa recebeu três indicações a prêmios: German Film Critics Association Awards (melhor Edição), Göteborg Film Festival (Filme Internacional) e Molodist International Film Festival (Filme Teen)


12 de agosto

Apenas Nós (Two for Joy) | Drama | Reino Unido

Vi é uma adolescente que precisa lidar com as complexidades de sua família perturbada desde muito nova. Os problemas vêm à tona durante a estadia da família em uma cidade litorânea. A jovem passa a ter que cuidar da mãe, Aisha, que está doente e não consegue sair da cama, e de Troy, seu desobediente e rebelde irmão mais novo.

Direção: Tom Beard
Elenco: Billie Piper, Samantha Morton, Emilia Jones, Daniel Mays e Badger Skelton
Prêmios: Festival de Cinema Europeu: Melhor Diretor

No Fio da Navalha (By A Sharp Knife) | Drama |Eslováquia

Ludovít perdeu seu filho em um cruel ataque neonazista, mas, devido a uma falha na legislação eslovaca, é obrigado a lidar com a extrema injustiça de ver os agressores do seu filho serem rapidamente libertados. Revoltado, ele luta contra uma polícia ineficiente, um juiz oportunista, e, principalmente, contra o fato de nunca ter sido realmente próximo do próprio filho. Culpando-se pela morte do filho, ele passa a ter problemas de relacionamento com a esposa e a filha, além de cada vez mais tentar influenciar a investigação.

Direção: Teodor Kuhn
Elenco: David Hartl, Roman Luknár, Jana Olhová, Marian Mitas, Miroslav Krobot

Longa recebeu dois prêmios – Festival Internacional de Praga: Melhor Filme |Cottbus Film Festival of Young East European Cinema: Melhor Diretor


19 de agosto

A Vida Sem Você (Are We Lost Forever) | Drama | Suécia

O relacionamento entre Adrian e Hampu vinha tomando caminhos cada vez mais destrutivos, até que em uma conversa fatídica tudo termina. Acostumados a viver como um casal, eles precisam de alguma forma seguir em frente. Mas o processo de cura é muito diferente para cada um, enquanto Hampus está aliviado pelo término, Adrian fica arrasado e ainda sonha em reatar o relacionamento. Perdidos entre tentativas desesperadas de reencontro, tristeza profunda e relações frias e rápidas, eles vão ficando cada vez mais longe um do outro.

Diretor: David Färdmar
Elenco: Björn Elgerd, Jonathan Andersson, Micki Stoltt

Filme recebeu cinco indicações de melhor filme em festivais de cinema, além de ter participado para Seleção Oficial de: Festival Internacional de Cinema de Atenas (Grécia), Reeling: Festival Internacional de Cinema LGBTQ de Chicago, EUA), Festheart LGBT + Film Festival (Estônia), Iris Prize Film Festival (Reino Unido) e Film Fest Gent (Bélgica).

100 dias de Resistência (The End Will Be Spetacular) | Guerra, Drama | Síria

A jovem Zilan retorna à sua cidade natal em busca dos vestígios de seu irmão morto, assassinado pelo Estado Islâmico. Mas a cidade não é a mesma que costumava ser: as tensões sociais e políticas se agravaram pelo estado de guerra do Estado Islâmico contra os curdos. O povo se levantou para exigir sua autonomia política e a polícia e o exército os reprimiram com força brutal. Mas a resistência da cidade continuará por mais de 100 dias e Zilan não permanecerá uma testemunha passiva.

Direção: Ersin Çelik
Elenco: Arif Demîr, Arjîn Baysal, Cîhan Seve, Delîl Pîran, Sahire Ozhan
Filme foi indicado ao prêmio NETPAC (Asian Select) no Kolkata International Film Festival


26 de agosto

Fassbinder: Ascensão e Queda de um Gênio (Enfant Terrible) | Biografia, Drama |Alemanha

Em 1982, o genial cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder morreu de overdose, com apenas 37 anos, deixando uma obra impressionante para sua pouca idade. Em menos de duas décadas, ele produziu mais de 60 filmes e diversas peças, além de colaborar em outras funções, como ator, montador, roteirista. Essa é a fascinante história de um dos mais importantes representantes do ‘Novo Cinema Alemão’, cuja ascensão fulminante como um dos principais diretores da Europa coincide com sua queda mental e física, que levaram à sua morte prematura.

Direção: Oskar Roehler
Elenco: Oliver Masucci, Hary Prinz, Katja Riemann

Prêmios: Bavarian Film Awards 2021: Melhor Ator (Oliver Masucci) | Festival Internacional de Cinema FEST 2021: Melhor Diretor (Oskar Roehler)
O longa participou da seleção oficial de Cannes FF 2020 (edição virtual) |FilmeFest Hamburg 2020: Filme de Abertura | Festival de Filmes Alemães em Paris: Filme de Abertura | PÖFF Tallinn Black Night Film Festival: Filme de Abertura |Festival de Cinema de Sevilha: Competição

O Lado Engraçado da Vida (International Falls) | Comédia | Estados Unidos

Dee é uma mulher presa em uma vida tediosa em uma pequena cidade coberta de neve, tentando fugir de um trabalho comum e um divórcio mal resolvido. Enquanto guarda um sonho secreto de fazer carreira na comédia, ela conhece Tim, um comediante que chega à cidade em turnê, e que está esgotado de levar a vida que Dee tanto deseja. Buscando coisas opostas, os dois formam uma amizade improvável, que os obriga a enfrentar as duras, mas engraçadas, verdades de suas vidas.

Direção: Amber McGinnis
Elenco: Rachael Harris, Rob Huebel, Matthew Glave, Mindy Sterling

Filme ganhou quatro prêmios - Festival Internacional de Cinema de Seattle: Prêmio “New American Cinema Competition” | Ashland Independent Film Festival: Melhor Filme | Fargo Film Festival: Menção Honrosa | Jefferson State Flixx Fest: Melhor Atriz