Imagine um aplicativo que transforma qualquer garrancho que você fizer em uma imagem fotorrealista. É isso que possibilita o NVIDIA Canvas, software lançado recentemente pela NVIDIA que torna linhas e formas simples feitas com um clique em materiais reais como nuvens, grama, água, árvores ou rochas. O NVIDIA Canvas é compatível com todas as GPUs GeForce RTX.


Essa “magia”, na verdade, é tecnologia movida a Inteligência Artificial (IA), que foi treinada para reconhecer formatos e materiais e posicioná-los de uma forma realista na imagem. Com um clique, é possível criar um campo aberto, e com outro adicionar neve ou infinitas outras possibilidades.

Atualmente em versão Beta, o NVIDIA Canvas é uma poderosa ferramenta que permite agilizar processos técnicos para que os criadores possam se concentrar nos aspectos criativos e no refinamento final de sua arte. Ao final da edição, é possível importar o resultado do Canvas para os principais programas de edição de imagem, como o Adobe Photoshop.

O software, criado a partir da NVIDIA GauGAN, traz quinze paletas de materiais que podem ser rapidamente incluídos com uma pincelada. A IA entra em ação em tempo real, “pintando” uma versão realista ao lado da referência simples. Com um clique da ferramenta de água é possível criar um lago, por exemplo, uma linha acima gera árvores ou rochas, outro clique pode trocar a grama da “foto” em neve, e tudo em questão de segundos.

O NVIDIA Canvas também possui filtros que replicam com um clique o estilo de nove pintores famosos. A IA foi treinada em um sistema NVIDIA DGX observando mais de 5 milhões de imagens para identificar como os diferentes tipos de material são encontrados no mundo real. Uma poça ou lagos terão reflexos, por exemplo, enquanto uma montanha estará mais escura do lado oposto à principal fonte de luz da cena.

Assista abaixo a uma demonstração do NVIDIA Canvas:


via Theo Games