Atrevido, temperamental, genial, mas incapaz de se proteger de si mesmo. O cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder escreveu, produziu, encenou e montou dezenas de produções em uma curta e meteórica carreira. Em apenas 20 anos foram mais de 40 filmes, 24 peças, três curtas e duas séries de TV. A trajetória desse representante do Cinema Novo alemão, com seus acertos e tropeços, é narrada na cinebiografia “Fassbinder: Ascensão e Queda de um Gênio", que estreia em 26 de agosto, no Cinema Virtual. 



Fassbinder foi indicado e premiado nos principais festivais de cinema europeus, como Berlin, Cannes e Veneza. Seu primeiro longa-metragem foi "O Amor é Mais Frio Que a Morte", de 1969, e ele alcançou reconhecimento na Alemanha com "O Comerciante das Quatro Estações", de 1972. Seu primeiro sucesso internacional foi o filme "O Medo Consome a Alma", de 1974, e em 1979 atingiu seu ápice com "O Casamento de Maria Braun", sua obra mais aclamada, que levou três prêmios no Festival de Berlin e foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.


Fassbinder: Ascensão e Queda de um Gênio (Enfant Terrible) | Biografia, Drama |Alemanha


Em 1982, o genial cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder morreu de overdose, com apenas 37 anos, deixando uma obra impressionante para sua pouca idade. Em menos de duas décadas, ele produziu mais de 60 filmes e diversas peças, além de colaborar em outras funções, como ator, montador, roteirista. Essa é a fascinante história de um dos mais importantes representantes do ‘Novo Cinema Alemão’, cuja ascensão fulminante como um dos principais diretores da Europa coincide com sua queda mental e física, que levaram à sua morte prematura.

Direção: Oskar Roehler
Elenco: Oliver Masucci, Hary Prinz, Katja Riemann

Prêmios: Bavarian Film Awards 2021: Melhor Ator (Oliver Masucci) | Festival Internacional de Cinema FEST 2021: Melhor Diretor (Oskar Roehler)

O longa participou da seleção oficial de Cannes FF 2020 (edição virtual) |FilmeFest Hamburg 2020: Filme de Abertura | Festival de Filmes Alemães em Paris: Filme de Abertura | PÖFF Tallinn Black Night Film Festival: Filme de Abertura |Festival de Cinema de Sevilha: Competição

via Elite Filmes