Enzo Elias e Jeff Giassi levaram o Porsche #73 da Farben para o lugar mais alto do pódio em Interlagos, na primeira etapa do Porsche Cup Endurance Series.


A dupla dominou na classe Trophy e de quebra conquistou a segunda colocação na classificação geral da prova e na classe Sport.

A corrida de 300 km teve ultrapassagens, mudança de clima, alternância de posições e muita estratégia nos pits. No fim prevaleceu o brilho da dupla mais jovem do grid, em média de idade, que ganhou oito posições e levou o carro patrocinado pela marca de tinta automotiva oficial da Porsche Cup para a vitória.

Na largada Enzo Elias ganhou quatro posições e fechou a primeira volta em sexto. Na aberturada segunda volta o safety car foi acionado após escapada de três pilotos na pista.

A relargada aconteceu na quarta volta, Elias passou a pressionar Werner Neugebauer enquanto suportava os ataques de Pedro Boesel. A disputa seguiu e o piloto do carro #73 conseguiu abrir vantagem para os carros que vinham atrás.

Na décima volta de prova Enzo Elias passou a ter Renan Pizii em sua alça de mira e passou a atacar, cinco voltas depois o piloto da Farben colocou o carro pelo lado de dentro da curva do bico de pato e assumiu o quinto lugar.

Na sequência Elias rapidamente alcançou Werner Neugebauer e assumiu o quarto lugar geral, abrindo ainda mais vantagem na liderança da classe Trophy.

O carro #73 vinha cada vez mais rápido e no meio da janela de pit stop ocupava o terceiro lugar, atacando Alceu Feldmann em busca da vice-liderança da prova. No 27º giro Elias entrou no box para que Jeff Giassi assumisse o comando do carro da Farben, neste mesmo momento uma chuva leve começou a cair em Interlagos.

Giassi vinha com muita velocidade e pressionava Thiago Camilo em uma condição de pista difícil. Na 34ª volta o piloto revelado pelo programa de Esports da Porsche assumiu o quarto lugar geral, superando Neugebauer.

Na metade das 70 voltas de prova, Giassi ampliou a liderança na classe Trophy e assumiu o terceiro lugar durante a janela de parada aos boxes. Dez voltas depois o carro da Farben seguia no top3 geral.

No fim da volta 45, Jeff Giassi foi para os boxes para reabastecimento e troca de pneus e se manteve no comando do bólido #73 para um stint duplo. Jeff voltou em sétimo, mas rapidamente foi ganhando terreno e com uma bela ultrapassagem sobre Fábio Carbone no “S” do Senna assumiu a sexta colocação.

Duas voltas depois Giassi subiu para quinto lugar após abandono da dupla Miguel Paludo e Dennis Dirani, até então líderes da prova. O piloto ainda chegou a ocupar o primeiro lugar na volta 55, durante a janela de pits.

Duas voltas mais tarde Jeff Giassi fez a terceira e última parada e devolveu o Porsche da Farben para Enzo Elias finalizar a prova. O jovem piloto imprimiu um ritmo forte e levou a equipe Farben para o primeiro lugar da Trophy e segunda colocação geral.

O próximo compromisso da Farben pela Porsche Cup acontece nos dias 11 e 12 de setembro, em Curitiba. Enzo Elias assume Porsche da Farben na continuação da temporada de Sprint.

 

O que eles disseram:

“Acho que nosso time mostrou o que tinha para mostrar na pista. Mostramos que estamos bem na categoria e no geral. Jeff foi muito bem e eu fiz o meu papel também. Somos concorrentes fortes no campeonato e isso ficou claro aqui hoje. Logo na largada conseguimos um grande posicionamento e daí para frente foi calculando o ritmo, diferença de tempo para os adversários etc. Foi muito difícil, pois num grid qualificado como este ficar entre os 5 primeiros o tempo todo é motivo de orgulho”

Enzo Elias

“Estou muito feliz, demais. Os treinos foram bem difíceis, me adaptando com o carro. Não foi fácil e trabalhamos muito. Na tomada me achei um pouco melhor e depois de muito estudo e muita dedicação, inclusive horas e horas de análise de telemetria o esforço foi recompensado com essa performance muito boa na corrida”

Jeff Giassi


via Ferrari Promo