O Iron Maiden lançou nesta quinta-feira (19) o novo single Stratego. A música é faixa do 17º álbum de estúdio da banda, Senjutsu, que chega no dia 3 de setembro via BMG. Stratego foi composta pelo guitarrista Janick Gers e o baixista Steve Harris, sendo o segundo single do novo álbum - o primeiro foi The Writing on the Wall.

Senjutsu foi produzido por Kevin Shirley, colaborador de longa Maiden, com co-produção de Harris. Quem assina a capa é Mark Wilkinson, outro grande colaborador da Donzela de Ferro, que criou a impressiva arte samurai com base numa ideia de Steve Harris.

As gravações aconteceram no Guillaume Tell Studio na França, o qual Harris elogiou pela vibe relaxada. Ele explica que Senjutsu foi gravado da mesma maneira que o álbum anterior, The Book of Souls, onde a banda escrevia uma música, e depois ensaiava para ir montando ela enquanto "ainda estava fresca nas nossas mentes". 

"Existem algumas músicas muito complexas neste álbum que deram muito trabalho para torná-las exatamente como queríamos que soassem, então o processo às vezes foi muito desafiador. Estou muito orgulhoso do resultado e mal posso esperar que os fãs o ouçam", completa.

O vocalista Bruce Dickinson acrescenta: "As músicas são muito variadas, e algumas delas são bastante longas. Há também uma ou duas músicas que soam bem diferentes do nosso estilo usual, e acho que os fãs do Maiden ficarão surpresos - no bom sentido, espero!"

Com 82 minutos, Senjutsu será um álbum triplo e estará disponível em formato digital e várias edições físicas. Uma delas será uma caixa "super deluxe" com CD, Blu Ray, e itens exclusivos. 

Veja a tracklist do álbum a seguir:

01. Senjutsu (8:20) 
02. Stratego (4:59) 
03. The Writing On The Wall (6:13) 
04. Lost In A Lost World (9:31) 
05. Days Of Future Past (4:03)
06. The Time Machine (7:09)
07. Darkest Hour (7:20) 
08. Death Of The Celts (10:20) 
09. The Parchment (12:39) 
10. Hell On Earth (11:19)