A Farben, primeira marca a ostentar o título de tinta automotiva oficial da Porsche Cup, segue ditando tendências na categoria dos carros de competição mais produzidos no planeta. A patrocinadora máster do carro #73 vai disputar o campeonato completo da Porsche XP Private Endurance Series com Enzo Elias e Jeff Giassi.

Titular do carro no campeonato de sprint, o brasiliense Enzo, de 19 anos de idade, é o mais jovem campeão da história da categoria. Ele venceu há dois anos o campeonato da GT3 Cup e, no ano passado, migrou para a Carrera Cup terminando com um respeitável segundo lugar no campeonato.

Seu companheiro nas provas de longa duração é o catarinense Jeff Giassi, o maior nome brasileiro do automobilismo virtual. Bicampeão do Porsche Esports Program, Giassi ganhou como prêmios instruções de pilotagem com os carros da categoria e, no fim do ano passado, integrou a tripulação do carro Farben na corrida de 500 km que encerrou o campeonato. Na ocasião Enzo também estava na tripulação, que fez a pole na classe GT3 e acabou no pódio.

A performance foi tão convincente, que motivou a marca de tinta automotiva oficial da Porsche Cup a promover a participação da dupla full time em 2021 –e na Carrera Cup, a categoria máxima do evento, que corre com carros de motor 4.0 litros e equipados com freios ABS.

O carro é o mesmo que Giassi usa nas corridas virtuais, o que promete favorecer sua rápida adaptação. Ele é o único dos 72 pilotos inscritos na prova com origem nos simuladores –em meio a um grid estrelar com pilotos de F1, vencedor na Indy500, grandes campeões da Stock Car além dos principais competidores regulares da Porsche XP Private Cup.

O campeonato de Endurance manda todos os carros para a pista simultaneamente e as tripulações são categorizadas pela categoria conforme o repertório de cada piloto, o que conta também para subcampeonatos. Assim, o carro #73 vai pontuar em três classificações: geral, Sport e Trophy.

A tomada de tempo acontece na sexta-feira, com o grid sendo apurado pela média da melhor marca de cada piloto da dupla. No sábado a corrida tem previsão de 300 km ou 2h45. Cada time é livre para determinar a estratégia de pit-stops e a ordem do revezamento dos pilotos.

Os canais Sportv exibem a corrida na íntegra ao vivo em TV fechada a partir das 10h30. A Band mostra a largada e a primeira parte da corrida para São Paulo e, a partir de 12h30 em rede nacional para todo Brasil. Na internet, a prova pode ser acompanhada ao vivo e na íntegra no Youtube, Facebook e Tiktok da categoria, seguindo a @porschecupbrasil .

 

O que eles disseram:

“Estou muito empolgado para correr. Minha participação no Endurance Series é um sinal do mérito do Porsche Esports Program e de todo o trabalho feito pela Porsche Brasil e Porsche Cup para meu desenvolvimento como piloto. Estou muito feliz em na minha segunda participação já assumir um carro de motor 4.0. Estou mais seguro ainda por ser o mesmo carro do simulador (diferente do que aconteceu na prova de 500 km do ano passado). Saber que será exatamente o mesmo modelo me deixa ainda mais confiante, especialmente porque tenho treinado no simulador com pilotos de nível altíssimo do Team Redline e inclusive com o Max Verstappen. Ele me deu várias dicas de preparação para pilotar o Porsche de verdade e estou me sentindo muito mais tranquilo que na última etapa do ano passado. Vamos buscar os troféus”

Jeff Giassi

“Estou muito animado para dividir o carro com o Jeff no campeonato de Endurance. Tenho certeza de que vamos defender o nome da Farben como a marca merece. Vamos trabalhar muito duro desde o início. São novos desafios em relação ao campeonato de Sprint, novas disputas, novo formato. É muito motivador para os pilotos. Estou muito contente também pela oportunidade de medirmos forças com grandes nomes das pistas do Brasil e do mundo e poder provar o quanto o time Farben está rápido em 2021”

Enzo Elias 

Porsche Endurance Series – Etapa 1

Sexta-feira, 13 de agosto

11:15 – 11:45 – Treino livre 1

13:25 – 13:55 – Treino livre 2

15:45 – 15:55 – Quali Grupo A – 4.0

16:10 – 16:20 – Quali Grupo A – 3.8

16:10 – 16:20 – Quali Grupo B – 4.0

16:35 – 16:45 – Quali Grupo B – 3.8


Sábado, 14 de agosto

10:30 – 13:15 – Largada (300 km ou 2h45)


via Ferrari