Sexta-feira 13 em, pasme, uma sexta-feira 13 é mais do que um dia propício para quem não conhece sobre o dia e a série de filmes que trouxe Jason Voorhees a vida (de novo) e se tornou um dos ícones dos filmes de terror slasher e da cultura pop.


Jason estrelou mais de 10 filmes seus e Sexta-Feira 13 (Friday 13) ao longo de mais de 30 anos de existência, e abaixo, vamos conferir quais foram os sete melhores após tantas ideias surreais que chegaram a criar para o personagem (como ir pro espaço...). E pensar que o personagem surgiu em cima da hora e conquistou tudo que já vimos até hoje e deve vir ainda mais.

Abaixo o título original, o ano e a porcentagem de aprovação no Rotten Tomatoes:

JASON GOES TO HELL - THE FINAL FRIDAY (1993) - 16%

Depois de ser surpreendido por uma equipe de agentes do FBI, Jason Voorhees (Kane Hodder) precisa encontrar uma maneira de superar a morte certa. Quando seus restos mortais ensanguentados são enviados para o necrotério, seu coração, ainda intacto, é capaz de hipnotizar um legista e assumir o controle de seu corpo. Depois de despachar brutalmente alguns agentes do FBI, ele volta para seu reduto favorito: Crystal Lake. Jason começa outro massacre de adolescentes enquanto um caçador de recompensas (Steven Williams) descobre a única maneira de matá-lo.

FRIDAY THE 13TH (2009) - 26%

Contra o conselho dos moradores e da polícia, Clay (Jared Padalecki) vasculha a floresta misteriosa ao redor de Crystal Lake em busca de sua irmã desaparecida. Mas as cabanas apodrecidas de um acampamento de verão abandonado não são as únicas coisas que ele encontra. O assassino com máscara de hockey, Jason Voorhees, espera por uma chance de usar seu facão afiado em Clay e no grupo de estudantes universitários que vieram para a festa da floresta.

FRIDAY THE 13TH PART 2 (1981) - 28%

A segunda entrada da longa série de terror enfoca um grupo de supostos monitores adolescentes convergindo para Camp Crystal Lake para treinamento sob a tutela do monitor-chefe Paul (John Furey). Inevitavelmente, Paul relata a história de Jason Voorhees (Warrington Gillette), um menino que aparentemente se afogou no acampamento e cuja mãe assassinou um grupo de monitores como vingança. Ninguém leva a história a sério até que um Jason, muito vivo, começa a eliminar pessoas de maneira horrível.

FRIDAY THE 13TH PART VII - THE NEW BLOOD (1988) - 33%

Anos após a estranha morte de afogamento de seu pai, Tina Shepard (Lar Park Lincoln) retorna ao local de sua morte, Crystal Lake. Seus poderes psíquicos em desenvolvimento foram responsáveis ​​por acabar com sua vida, deixando Tina cheia de culpa quando adulta. Enquanto o traiçoeiro Dr. Crews (Terry Kiser) tenta manipular suas habilidades para seus próprios fins, tanto o médico quanto o paciente ficam em choque quando os poderes de Tina involuntariamente libertam o campista assassino Jason Voorhees de seu sono aguado.

FREDDY VS. JASON (2003) - 41%

Dois ícones do terror se enfrentam neste filme sobrenatural. O assassino em série Freddy Krueger (Robert Englund), que ataca suas vítimas em seus sonhos, perdeu muito de seu poder desde que os cidadãos de sua cidade passaram a ter menos medo dele. Contando com a ajuda do companheiro assassino Jason Voorhees (Ken Kirzinger), Freddy orquestra uma nova matança. No entanto, quando o psicopata que usa a máscara de hockey não para de cortar as vítimas pretendidas de Freddy, os dois ghouls começam a lutar um contra o outro.

FRIDAY THE 13TH, PART VI - JASON LIVES (1986) - 48%

Anos atrás, Tommy Jarvis (Thom Mathews) matou o infame assassino mascarado Jason Voorhees (CJ Graham), e a intensidade da experiência o levou a uma instituição mental. Para acabar com seu tormento e atingir um nível de fechamento, Tommy escapa do hospital e segue para o cemitério onde Jason está enterrado, com a intenção de desenterrar o corpo e cremar. Mas, antes que essa aniquilação total possa ocorrer, um estranho acidente elétrico ressuscita Jason dos mortos, e o terror começa de novo.

FRIDAY THE 13TH (1980) - 64%

A história de assassinato em Crystal Lake não impede os monitores de montar um acampamento de verão na área do bosque. Moradores supersticiosos alertam contra isso, mas os jovens de cara nova - Jack (Kevin Bacon), Alice (Adrienne King), Bill (Harry Crosby), Marcie (Jeannine Taylor) e Ned (Mark Nelson) - prestam pouca atenção às palavras dos veteranos. Em seguida, eles se encontram perseguidos por um assassino brutal. Enquanto são cortados, baleados e esfaqueados, os monitores lutam para se manter vivos contra um oponente impiedoso.